Recém-nascido no Hospital Municipal Albert Schweitzer – Foto: Divulgação HMAS
12/04/2022
Nesta terça-feira (12/04) se comemora o Dia do Obstetra, profissional responsável por acompanhar a gravidez e realizar partos. A maternidade do Hospital Municipal Albert Schweitzer, administrado pelo Viva Rio, realiza até 350 partos mensais e conta com uma equipe de médicos especializados que acompanham cada etapa das gestantes atendidas na unidade, que fica em Realengo, na zona Oeste do Rio de Janeiro.
A maternidade foi inaugurada em 2011 e conta com 60 leitos, 54 alojamentos conjuntos (mães e bebês), 6 enfermarias de recém-nascidos, 11 leitos de UTI e 12 UI Neonatal. Os alojamentos conjuntos são essenciais para o contato entre as mães e seus filhos e fazem parte da humanização do atendimento assistencial.
O Programa Cegonha Carioca está presente na maternidade do hospital, contribuindo para o sucesso da assistência obstétrica. O projeto, criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, é pioneiro no país e oferece cuidados desde o início da gravidez até o momento do parto com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames de pré-natal.
Para o momento do parto, os profissionais do hospital utilizam algumas técnicas que ajudam a amenizar a dor e o desconforto, como a aromaterapia (utilização de fragrâncias para melhorar o bem-estar), a cromoterapia (uso das cores como meio terapêutico) e exercícios com bolas.