Conheça o Central Viva: programa que orienta pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: Banco de imagens Freepik

 

08/08/2022

O Central Viva é um programa criado pelo Viva Rio para orientar indivíduos em situação de vulnerabilidade extrema, como vítimas de violências, pessoas em situação de rua, usuários abusivos de drogas e pessoas que enfrentam violação de direitos. Em 2022, já foram feitos 92 atendimentos e, no ano passado, 274 pessoas foram atendidas. 

As orientações prestadas são diversas como, por exemplo, mulheres que sofrem violência doméstica, adolescentes que fazem uso abusivo de drogas e pessoas em situação de rua com alguma enfermidade ou que desejam abrigamento. 

Após o conhecimento do problema, são feitos encaminhamentos para órgãos públicos e unidades de saúde para dar continuidade ao atendimento. As pessoas podem ser direcionadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as Clínicas da Família, o Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), a Defensoria, a Promotoria, o Conselho Tutelar e as Varas da Infância, da Juventude e do Idoso. 

De acordo com o coordenador do Central Viva, Cléo Moraes, em alguns territórios, havendo um caso que seja complexo, o programa pode atuar junto com a equipe do órgão ou unidade de saúde que vai prestar o atendimento. Cléo explica que o programa atende pessoas pobres, com pouco – ou nenhum – acesso à informação. 

“A função principal do Central Viva é elucidar esses atendimentos que, na maioria das vezes, são muito complexos. São pessoas simples que não têm acesso, por exemplo, à Internet para buscar informações. Nosso papel é facilitar a vida dessa população que não têm conhecimento sobre o funcionamento de órgãos públicos. O objetivo é sanar dúvidas e fornecer o acesso aos serviços que deem conta da demanda que a pessoa está atravessando”.  

O Central Viva foi criado em 2018 a partir da necessidade de estabelecer um canal oficial de atendimento com os vulneráveis. Antes, essas demandas chegavam ao Viva Rio através do núcleo de Drogas e Saúde Mental (hoje encerrado) e da ouvidoria, pela experiência e atuação da instituição nessas áreas. 

Os canais de atendimento do Central Viva são o aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número (21) 994169227 e o e-mail centralviva@vivario.org.br.

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