Stop the Bleed: profissionais da Clínica da Família Odalea Firmo Dutra são capacitados

Bruna Lopes Saldanha, instrutora do Stop The Bleed (pare o sangramento)

 

“Já fiz outros treinamentos de primeiros socorros, mas não igual ao Stop the Bleed. O que aprendi aqui vai ajudar muito na minha profissão e na minha casa, agora sei como agir”, contou a agente comunitária de saúde, Amélia Almeida. Ela faz parte das mais de 60 pessoas que participaram do treinamento do Stop the Bleed (pare o sangramento), realizado em julho na Clínica da Família Odalea Firmo Dutra, no Grajaú.

Em junho foi realizado o mesmo treinamento para profissionais de saúde na sede do Viva Rio. Um mês depois, os mesmos profissionais já atuam como instrutores e multiplicadores dos conhecimentos, como a enfermeira Bruna Lopes Saldanha, que realizou treinamentos com os profissionais da CF Odalea Firmo Dutra.

“A partir da capacitação na sede, multiplicamos aqui dentro da unidade e a aceitação foi muito boa. Contando com os treinamentos desta terça-feira (25) foram oito ao longo do mês. Por estarmos dentro do território os profissionais puderam trazer suas vivências e juntos mostramos como poderíamos intervir com medidas simples do treinamento, sempre pensando em salvar vidas”, explicou.

Como nos outros treinamentos, o objetivo foi capacitar pessoas para prestar um atendimento inicial a uma vítima de trauma, conter sangramentos e salvar vidas. Mas nessa fase o objetivo foi treinar quem lida diretamente com os pacientes dentro do território, como é o caso dos agentes comunitários de saúde. Apenas na Clínica da Família Odalea Firmo Dutra foram cerca de 30 agentes capacitados e certificados.

“Acredito que essa capacitação vai me ajudar muito nos primeiros socorros, não só usuários da clínica, mas também meus familiares e vizinhos”, Sabrina Bezerra, agente comunitária de saúde.

A capacitação faz parte da campanha pelo controle das armas de fogo, do Viva Rio em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e instituições da sociedade civil. O Stop The Bleed é uma campanha mundial liderada pelo American College of Surgeons (ACS), através de seu Comitê de Trauma. Já foram treinadas mais de 900 mil pessoas no mundo.

Confira mais fotos do treinamento.

Postado em Notícias.