A unidade, que está sob gestão do Viva Rio, já realizou mais de 400 atendimentos e prioriza pacientes com comorbidades, como diabéticos
Os atendimentos podológicos acontecem de segunda a quinta-feira
A Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha, Zona Norte do Rio, agora conta com serviço de podologia para os pacientes atendidos na unidade, prioritário para os que têm alguma comorbidade, como diabéticos e hipertensos. A oferta da especialidade é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Brasileiro Podologia (IBRAP).
O atendimento é feito de segunda a quinta-feira, mediante agendamento na unidade. A proposta é que o serviço seja expandido e que em cada bairro da Área de Planejamento 3.1 tenha uma Clínica da Família que ofereça podologia. A área abrange quase 30 bairros da Zona Norte da cidade, como Brás de Pina, Olaria e Cordovil. A Eidimir Thiago de Souza, em Parada de Lucas, será a próxima unidade a disponibilizar o serviço.
Já foram realizados mais de 400 atendimentos desde julho, quando começou a podologia na unidade, que está sob gestão do Viva Rio. A Felippe Cardoso é a primeira a oferecer tratamentos podológicos na atenção primária do município. Os procedimentos são voltados especialmente para a podoprofilaxia, que previne o aparecimento de disfunções nas unhas, na pele e na região plantar (sola dos pés). Esses tratamentos evitam lesões e dores, o que proporciona mais qualidade de vida para o paciente.
Edmar Soares Merlim, de 57 anos, foi um dos usuários que já utilizou o serviço. O paciente, que é hipertenso, garante a qualidade do atendimento. “Profissionalismo sem igual, amei o atendimento. Nem quando eu podia pagar saía tão satisfeito. Parabéns à clínica e a todos os podólogos”, agradece.
Edmar Soares recebendo o tratamento
Os atendimentos estão disponíveis para toda população atendida pela unidade, sendo prioritário para usuários com alguma comorbidade, como pacientes diabéticos com ou sem diagnóstico do pé diabético; com doenças degenerativas e sistêmicas; hipertensos; com alterações vasculares nos membros inferiores; amputados diabéticos ou não; obesos; além de idosos; gestantes e portadores de doenças nos pés.
Os procedimentos oferecidos são: anamnese (cadastro e análise da história pregressa do paciente); antissepsia; corte e lixamento das unhas; retirada de onicofose (desencravamento simples, retirada de peles nos sulcos ungueais); onicocriptose (tratamento para unha encravada); tratamento com órteses para correção ungueal; remoção de calos; remoção de hiperqueratoses; lixamento plantar; hidratação e orientações ao paciente.
Os profissionais que atendem são alunos de podologia do Instituto Brasileiro Podologia, que utilizam a unidade como campo de estágio, sendo supervisionados por um professor. Jonas Campos, podologista e diretor do IBRAP, comenta a importância da parceria.
“Trabalhamos para garantir mais saúde à população, através da prevenção e identificação de riscos, entendendo que o pé é parte importante do corpo. As pessoas estão felizes e receptivas com o nosso trabalho, pois conseguem perceber os benefícios de imediato, logo após o atendimento podológico. Nós também estamos felizes em ajudar mais pessoas, especialmente aquelas que não têm condições financeiras de realizar esses tratamentos em uma rede privada”, comenta o diretor.
Desencravamento, retirada de calos, lixamento plantar e antissepsia são alguns dos procedimentos disponíveis
Jonas também explica os benefícios da podologia para diabéticos. “Para o público diabético, o podólogo se torna peça importante na identificação e na prevenção de riscos das complicações que a doença pode gerar. Quando o paciente tem uma neuropatia periférica, por exemplo, que diminui a sensibilidade na região dos pés, nós podemos entrar com alguns procedimentos para evitar que essa insensibilidade seja prejudicial”, explica o podologista.
Thiago Wendel, coordenador geral de Atenção Primária na Área de Planejamento 3.1, idealizador do projeto em parceria com Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde, reforça as vantagens para os usuários. “Além de oferecer cuidados abrangentes para todos, essa colaboração enfoca a prevenção de lesões nos pés de pacientes diabéticos. Isso é crucial na melhoria da qualidade de vida e na redução de complicações. A parceria também promove um padrão elevado de cuidados podológicos, contribuindo para a saúde preventiva e o bem-estar dos pacientes”, conta.
A podologia na atenção primária também tem o objetivo de identificar fatores de risco que podem ocasionar problemas secundários como insuficiência circulatória, deformidades ortopédicas e alterações biomecânicas.