Centro de Treinamento e Simulação do Hospital Albert Schweitzer completa um ano 

Cerca de 2 mil pessoas foram capacitadas, entre profissionais de saúde agentes do território de Realengo

 

O Centro de Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital Municipal Albert Schweitzer, unidade sob gestão do Viva Rio em Realengo, na Zona Oeste, completou um ano em setembro com 2 mil profissionais de saúde capacitados. 

O CETS oferece, gratuitamente, diversos cursos para a prática médica, como Stop the Bleed (Pare o Sangramento), UTI e Emergência Obstétrica, Atendimento em Equipe, Vias Aéreas na Emergência, Projeto Desastre e BLS (Suporte Básico de Vida).

O objetivo é promover a capacitação contínua dos colaboradores e contribuir para o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais, a fim de garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população, com melhoria nas respostas a emergências e situações críticas. Alguns dos cursos também são abertos para outros agentes do território e para população local, capacitando esses atores para realizar primeiros socorros em casos de urgência. 

Kamila Conde, diretora-geral do Hospital Albert Schweitzer, comenta o sucesso do Centro de Treinamento. “A prática regular e a simulação de situações de emergência permitem uma resposta mais rápida e eficiente, salvando vidas e proporcionando confiança aos profissionais em situações de alta pressão. Para a população, a capacitação em primeiros socorros é fundamental, permitindo intervenções imediatas antes da chegada dos profissionais de saúde. Nossos colaboradores, agentes do território e comunidade local estão ainda mais preparados para salvar vidas. A defesa e o fortalecimento do SUS são essenciais para continuar garantindo um atendimento de qualidade e acessível a todos”, reforça. 

O Centro de Treinamento e Simulação do Albert Schweitzer foi inaugurado em 19 de setembro de 2023. Conta com uma sala de treinamento equipada com alta tecnologia, que inclui materiais como carrinho de PCR (Parada Cardiorrespiratória), desfibrilador cardíaco (para simulação), DEA (Desfibrilador Externo Automático), kit de laringoscopia, Ambu, monitor cardíaco e 15 manequins de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Esses recursos permitem que os profissionais vivenciem cenários de emergência o mais próximo possível da realidade.

Texto: Raquel de Paula

 

Postado em Notícias.