
Bloquinho desfila pelas ruas da favela do Cantagalo, Zona Sul do Rio
Pelo terceiro ano consecutivo, o Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio e o Projeto Acolher realizaram uma colônia de férias para crianças e adolescentes das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, de 27 de fevereiro a 5 de março. O destaque da programação foi o tradicional bloquinho de Carnaval, que mais uma vez desfilou pelas ruas da comunidade encerrando as atividades, com direito a banda e fantasias.
Cerca de 80 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, participaram da colônia, que incluiu gincanas, oficina de artes, cinema e debate, caça ao tesouro, pintura e brincadeiras lúdicas e esportivas. Em todos os dias de evento, as crianças receberam lanches doados pela Responsabilidade Social do Flamengo.
Maria Flor Silva, de 6 anos, foi uma das participantes. “Foi muito legal a colônia desse ano, até melhor que a do ano passado. Gostei muito de pintar e fazer arco para usar no bloquinho”, comentou. Vera Lucia Ferreira, avó de Davi Lucas, de 7 anos, destaca a importância desses espaços de lazer no período das férias. “As crianças aqui na comunidade não têm uma área de lazer ou onde brincar com segurança. Então, esses momentos aqui são maravilhosos, até para elas esquecerem um pouco o celular e a televisão”, reforçou.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) também foi parceira no evento, oferecendo um dia de atividades de conscientização ambiental para as crianças, com contação de história sobre o saneamento e o ciclo da água e uma dinâmica de coleta seletiva e descarte correto de lixos e resíduos.
“Essa parceria com a Cedae presenteou as crianças com muita música, história e educação ambiental, além de oferecer a elas uma muda para reflorestamento. Foi maravilhoso ver o envolvimento das crianças e como para algumas delas aquele foi o primeiro momento de encontro com questões ambientais. Espero que essa parceria faça parte da nossa quarta colônia de férias”, reforça Adriane Fablicio, assessora da direção do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio.
Para Claudia Amaral, coordenadora do Projeto Acolher, a programação beneficia não só as crianças, mas também as famílias. “A colônia de férias oferece uma série de atividades pedagógicas e muitas brincadeiras ligadas ao esporte. Isso é muito importante não só para as crianças mas também para as famílias, pois preenche esse tempo de folga escolar com lazer de boa qualidade e melhora a autoestima de todas”, finalizou.
Parque Esportivo e Social do Caramujo promove colônia de férias em Niterói
O Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), projeto da prefeitura de Niterói em parceria com o Viva Rio, também promoveu uma colônia de férias para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, de 19 a 23 de janeiro. Mais de 150 alunos do projeto participaram de atividades recreativas, esportivas e lúdicas, como hóquei, queimado, futebol e gincanas.

Na sequência, entre os dias 26 e 30 de janeiro, o PESC realizou a primeira edição do “Tô de Férias com o PESC”, uma colônia de férias inovadora, realizada na Praia de Icaraí. O projeto levou atividades esportivas e recreativas para 91 crianças, ao mesmo tempo em que ofereceu aulas de ginástica funcional, ioga e dança para os pais e responsáveis.
A proposta apresenta um novo olhar sobre o lazer em família: enquanto as crianças se divertem com segurança, os adultos deixam de ser apenas espectadores e passam a cuidar da saúde, do bem-estar e do corpo, participando ativamente da programação.
Confira abaixo mais fotos das colônias de férias.
Texto: Raquel de Paula
