Assédio moral no trabalho: Viva Rio debate tema e formas de combate 

Cerca de 70 colaboradores do Viva Rio participaram do seminário sobre assédio moral

 

“É normal que as pessoas discordem, mas deve haver diálogo de maneira saudável. Chefes podem, e devem, advertir os funcionários, mas de maneira respeitosa. O seminário buscou esclarecer o que é aceito e o que não é aceitável dentro do ambiente de trabalho”, explica Carolina Zattar, gerente de Gestão de Pessoas do Viva Rio, durante o seminário “Assédio moral no ambiente de trabalho”. A atividade foi realizada na sede da instituição, na última terça-feira (05) e contou com a participação de mais de 70 colaboradores, de setores diversos. 

O seminário foi conduzido por Carolina Zattar, Ubiratan Ângelo, gerente de Compliance, Marcus Matheus, da Ouvidoria, e Rayanne Raider, do Jurídico. O evento trouxe informações e sanou dúvidas sobre as principais características e formas de ocorrência de assédios morais no ambiente de trabalho, além de dicas de como prevenir e denunciar. 

O assédio moral acontece de diferentes formas e pode ser classificado em duas categorias principais: interpessoal e institucional. O primeiro é o que ocorre de maneira individual, direta e pessoal, com a finalidade de prejudicar o profissional. Já o último são práticas de condutas abusivas incentivadas ou permitidas pela empresa. Entre os muitos elementos do assédio, estão: privar o colaborador de sua autonomia; acumular novas tarefas ou retirar as atividades que ele normalmente realizava; incitar que um colaborador monitore o outro, criando mecanismos de controle fora da estrutura organizacional; restringir as idas ao banheiro e/ou controlar o tempo que ele passa lá; e monitoramento exagerado. 

Isabela Gonçalves, analista administrativa no programa Jovem Aprendiz do Viva Rio, foi uma das participantes do seminário. “O tema abordado foi bastante abrangente e provocou reflexão importante sobre as consequências desse comportamento no local de trabalho, evidenciando como isso impacta as pessoas afetadas e o bem-estar de uma equipe. Aprendemos sobre as características do assédio moral, suas consequências legais e psicológicas, além de estratégias para prevenção e respeito dentro do ambiente corporativo. Também foi ressaltada a relevância de cultivarmos um ambiente saudável, baseado em respeito mútuo, empatia e cooperação entre os colaboradores”, comentou a profissional. 

No Viva Rio, os casos de assédio moral são investigados pelo Compliance, em parceria com os setores de Ouvidoria, Gestão de Pessoas, Auditoria e Jurídico. Ubiratan Ângelo, gerente de Compliance, reforça o compromisso do setor em apurar todos os abusos com responsabilidade. “Não é muito simples definir o que é assédio. Mas existem algumas coisas importantes, como a intencionalidade do ato, se ele acontece de forma contínua e como a vítima se sente. Às vezes ela se incomoda, mas tem vergonha de falar e não reage por medo de ser ridicularizada. Nós fazemos de tudo para apurar corretamente todos os casos de assédio que chegam ao nosso conhecimento.” Coronel 

Denúncias de assédio moral podem ser feitas nos canais de Ouvidoria, através do formulário online no site do Viva Rio, por e-mail (ouvidoria@vivario.org.br), por mensagens de WhatsApp (21-2555-3754) e presencialmente (na nossa sede, em Ipanema). É importante ter o máximo de informações possíveis sobre a ocorrência, como a descrição detalhada do incidente, data, hora e local onde ocorreu, nomes dos envolvidos e de testemunhas, além de evidências como e-mails, mensagens ou gravações.

Confira abaixo mais fotos do seminário. 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.