Ambulatório do Hospital do Andaraí é reaberto, Viva Rio foi responsável pela obra

Ambulatório do Hospital do Andaraí é reaberto com capacidade para atender 450 pessoas 

 

O Viva Rio e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reabriram, na última quinta-feira (18), o ambulatório do Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, totalmente reformado e modernizado. O Viva Rio foi responsável pela obra, que durou cerca de sete meses, e por todo mobiliário. A prefeitura também inaugurou a nova enfermaria do 10º andar do hospital.

O ambulatório, que estava com obras paradas há 14 anos, volta a funcionar com capacidade para receber, em média, 450 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. São 21 consultórios que vão atender nas especialidades de ostomia, ginecologia, cirurgia plástica, mastologia, proctologia, urologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, cirurgia vascular, clínica geral e endocrinologia. O espaço também contará com o Serviço de Atenção ao Tratamento da Obesidade Mórbida/Cirurgia bariátrica (SATOM), que terá acompanhamento multidisciplinar de assistência social, cirurgia geral, endocrinologia e nutrição.

“A reabertura do ambulatório representa um marco fundamental para a saúde pública e a dignidade da população. A retomada das obras e, agora, a reabertura efetiva são sinais concretos de compromisso com o bem-estar coletivo. Com a unidade em funcionamento, será possível ampliar consideravelmente a capacidade de oferta de consultas de diversas especialidades. Entregamos um setor novo, moderno e todo equipado. É muito gratificante participar de uma entrega que trará mais cuidado e proximidade entre o sistema de saúde e a comunidade, com o objetivo de acolher, tratar e valorizar cada usuário”, comenta Livia Alencar, gestora de contratos do Hospital do Andaraí pelo Viva Rio. 

No período em que ficou fechado, o ambulatório do terceiro andar deixou de realizar cerca de 1,6 milhão de atendimentos. Agora, a população volta a contar com um serviço essencial de consultas e acompanhamento em especialidades, que vai desafogar o Sistema Único de Saúde no município e ampliar o acesso a cuidados de qualidade.

O Viva Rio também será responsável por melhorias na emergência e no Centro de Tratamento de Queimados e outras adequações de infraestrutura em áreas comuns do hospital. 

A instituição atua na cogestão da emergência, de leitos de CTI e do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital do Andaraí desde dezembro de 2024, quando a Secretaria Municipal de Saúde assumiu a gestão da unidade.

Confira mais fotos do ambulatório. 

Texto: Raquel de Paula.

Fotos: Edu Kapps e Erbs Jr / SMS

Postado em Notícias.