Samuel Herculano, atleta de wrestling, conquistou o primeiro lugar por equipes com o time do Rio e a quarta colocação individual
Cerimônia de premiação da modalidade wrestling – Foto: Alexandre Loureiro/COB
O aluno Samuel Herculano, de 16 anos, atleta de wrestling, representou o Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) nos Jogos da Juventude 2023, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil que reúne jovens de todo o Brasil. A edição deste ano aconteceu de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo. Samuel conquistou o primeiro lugar por equipes e foi o quarto colocado na categoria individual.
O atleta, que integra o Time Fênix de Niterói, foi um dos cinco selecionados para representar o estado do Rio de Janeiro na competição. Esta é a primeira medalha de ouro conquistada por um dos alunos do PESC em âmbito nacional.
Dailane Reis, professora do Time Fênix, destaca a importância do atleta para a vitória da equipe. “Fiquei muito alegre com o resultado da nossa equipe. O Samuel teve papel fundamental na nossa subida ao lugar mais alto do pódio”, ressalta.
Yusad Alfredo, professor de wrestling do Parque Esportivo e Social do Caramujo também comentou o desempenho de seu aluno. “Samuel tem um talento e um potencial maravilhoso, tem muita garra e odeia perder. Eu sabia que os adversários iam passar maus bocados com ele”, comenta.
Juliano Cunha, diretor do PESC, atleta Samuel Herculano e Yusad Alfredo, professor de wrestling
O wrestling, torneio de luta olímpico que pode ser em estilo livre e greco romano, consiste em um combate entre dois adversários que têm como objetivo controlar os movimentos do rival e dominá-lo com as costas no chão do tapete olímpico.
Oto Bahia, Secretário Executivo Regional de Niterói, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo PESC para crianças e jovens da cidade. “Eu me emocionei muito com a notícia do Samuel sendo campeão. O trabalho que temos realizado aqui no Caramujo está fluindo de forma maravilhosa, temos revelado atletas com grande potencial de crescimento em todas as modalidades. É assim que vamos realizando o enfrentamento social por aqui. Aguardem que vem mais coisa boa por aí”, comenta, animado.
Os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. O evento oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Atletismo, badminton, basquete, tênis de mesa, vôlei, ciclismo, esgrima e wrestling são algumas das modalidades disputadas na competição.