UPAs de Fortaleza realizam palestras para os colaboradores
Uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Datafolha revelou que 21,4 milhões de brasileiras com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025, o que representa 37,5% das brasileiras.
Diante desse cenário, em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, unidades sob gestão do Viva Rio realizaram atividades para as colaboradoras, com o objetivo de informar, proteger e convidar à responsabilidade coletiva com as vítimas.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Bom Jardim e Cristo Redentor, em Fortaleza, no Ceará, realizaram palestras nos dias 12 e 13 de agosto, com o tema “Cuidar com dignidade: caminhos para o fim da violência contra a mulher”. A atividade foi conduzida pela psicóloga Bruna de Souza e pela assistente social Rebeca Anastácio, em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest).
Foram abordadas as diferentes formas de violência contra a mulher, os sinais de alerta, os canais de denúncia e a importância do acolhimento humanizado. As participantes também tiveram um espaço de escuta e diálogo, que reforçou a conscientização e o respeito, dentro e fora do ambiente de trabalho, como primeiros passos para o combate à violência.
“Foi um momento de reflexão sobre a necessidade de enfrentar e romper o ciclo da violência contra a mulher. A segurança, dignidade e autonomia da mulher devem estar no centro das práticas de cuidado. Todos somos corresponsáveis pela construção de uma cultura de respeito e de tolerância zero à violência”, comentou a psicóloga Bruna.
A colaboradora Rafaela Menezes reforça a importância do evento. “O encontro fortaleceu o compromisso coletivo da equipe em promover um ambiente de cuidado seguro, respeitoso e de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade”, comentou.
Evento realizado no Hospital do Andaraí
No Hospital do Andaraí, a primeira edição do “Café com Psicologia: promovendo saúde pelo conhecimento”, ação mensal de educação em saúde para os profissionais da unidade, abordou a campanha Agosto Lilás.
O encontro aconteceu na última quinta-feira (28) e contou com a presença de Rosangela Pereira e Jacqueline Souza, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ), e Bruna Viana e Diego Lopes, da Patrulha Maria da Penha. A palestra foi mediada pela equipe de Psicologia do hospital.
Durante a atividade, foram divulgadas e discutidas políticas públicas e estratégias de atuação conjunta entre diferentes instituições e organizações que compõem a rede de assistência no enfrentamento à violência contra a mulher. Também foram passadas informações sobre a legislação, as formas de violência e os serviços especializados disponíveis.
“Temos uma grande emergência, que é porta de entrada para mulheres vítimas de violência. Muitas vezes elas vão chegar aqui e a equipe toda (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais) precisa estar preparada para acolher, escutar e fazer os encaminhamentos corretos”, comentou Kássia Barros, psicóloga que fez a mediação do encontro.
Outras unidades de saúde sob gestão do Viva Rio também realizaram ações em alusão ao Agosto Lilás, como rodas de conversa para os profissionais, distribuição de panfletos informativos para pacientes em salas de espera e encontros com equipes de projetos públicos voltados ao atendimento de vítimas de violência.
Confira abaixo mais fotos das ações.
Texto: Raquel de Paula