A equipe sub-16 da Academia Pérolas Negras conquistou o vice-campeonato da Norway Cup no último sábado, dia 3, após manter-se invicta durante toda a competição. O time haitiano perdeu a final para o experiente Kampala, da Uganda, por 4 a 0.
Para chegar à decisão, os Pérolas Negras derrotaram o norueguês Mjondalen I.F. na semifinal por 3 a 0. A equipe já havia vencido o América do México pelo placar de 1 a 0 nas quartas de final, com gol de ouro do zagueiro Oracius na prorrogação.
Segundo Rafael Novaes, técnico do time haitiano, a partida contra o Kampala foi um desafio. “Encontramos um adversário com grande potencial e jogamos abaixo do que vínhamos apresentando. Infelizmente, não tivemos uma boa tarde”, contou. Apesar do resultado negativo na final, os Pérolas Negras ficaram em segundo lugar dentre as 206 equipes masculinas sub-16 inscritas no campeonato.
Realizada anualmente em Oslo, capital norueguesa, a Norway Cup é considerada o maior torneio de futebol juvenil do mundo. Desde sua primeira edição, em 1972, já recebeu mais de 43 mil times masculinos e femininos, com jogadores entre 10 e 19 anos.