Viva Rio participa do Fórum de Oportunidades, feira de empregos e capacitações

Viva Rio participou da feira com o programa Jovem Aprendiz, iniciativas de inclusão e contratação de PcD e a plataforma Nova Chance

 

O Viva Rio participou da 3ª edição do Fórum Rio de Oportunidades, que aconteceu na última quarta-feira (30), na Cinelândia, no centro. O evento ofereceu uma série de serviços gratuitos como vagas de empregos e estágios, bolsas de estudos, cursos e oficinas, isenção de taxa para documentos, palestras e atividades culturais. 

O objetivo foi promover a inclusão social e a capacitação profissional de milhares de pessoas, em parceria com mais de 20 instituições, entre elas o Viva Rio, que levou o programa Jovem Aprendiz, suas iniciativas de inclusão e contratação de pessoas com deficiência (PcD) e a plataforma Nova Chance, que oferece novas oportunidades de trabalho e capacitações.

“Levamos para a ação três frentes do Viva Rio que são reflexo do nosso compromisso institucional em promover maior inclusão e diversidade, além do desenvolvimento profissional”, comenta Marcus Matheus, da Nova Chance. 

A equipe do Viva Rio ofereceu orientação prática para jovens e pessoas com deficiência que buscam uma inserção eficaz no mercado de trabalho. Foram realizados atendimentos individualizados, com abordagens que consideraram as necessidades de cada pessoa. Autoconfiança e resiliência, superação de frustrações na busca por vaga, dicas de apresentação e identificação de pontos fortes e áreas de desenvolvimento foram alguns dos assuntos presentes nos atendimentos. 

A Nova Chance, nova plataforma do Viva Rio, foi destaque na feira. Ao longo do dia, dezenas de pessoas passaram pelo stand, como Karelinin Lins, de 27 anos. Formada em administração e cursando ciências contábeis, a jovem busca uma recolocação no mercado de trabalho. 

“Fiquei sabendo do evento pelas redes sociais e vim em busca de uma oportunidade de trabalho. Esse tipo de feira é muito importante, o evento estava lotado, o que mostra o alto índice de desemprego no Rio de Janeiro. Conheço o Viva Rio e seus projetos sociais, que são fundamentais para a cidade”, comentou Karelinin.

Marcus Matheus, da Nova Chance, fala sobre a importância dos atendimentos individuais. “Cada novo atendimento nos colocava diante de uma pessoa única, com suas dificuldades, crenças e expectativas únicas. Essa interação com o público nos revela que, por mais que muitos de nós se dirijam a este tipo de encontro com um texto decorado ou um passo a passo de ‘como devemos nos comportar’, mesmo as dificuldades comuns do dia a dia demandam uma abordagem totalmente diferenciada, a cada novo acolhimento”, relatou. 

Para o profissional, também foi fundamental para o Viva Rio participar do Fórum Rio de Oportunidades e trocar experiências com outras empresas e instituições. “Foi um ambiente de networking que nos possibilitou expandir nossa rede de contatos e ampliar nossa visão, além de abrir portas para colaborações futuras”, finalizou. 

Confira mais fotos do evento. 

Texto: Raquel de Paula

Fotos: Lucas Faro

Postado em Notícias.