Atividade prática realizada no treinamento para colaboradores do Viva Rio
Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Viva Rio Eficiente promoveu a Semana da Valorização PcD, de 23 a 27 deste mês, com uma série de atividades de conscientização para os colaboradores da instituição e público geral. Ao todo, 835 pessoas participaram da programação, que incluiu treinamentos, palestras online e roda de conversa.
O evento teve como objetivo sensibilizar os colaboradores do Viva Rio e a população em geral sobre os desafios e as necessidades das pessoas com deficiência, além de promover a inclusão. Foram realizadas atividades informativas e disponibilizados recursos que ajudam a melhorar a compreensão e o apoio às PcD.
O programa Viva Rio Eficiente, do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, apoia e acompanha os colaboradores PcD com ações que ajudam tanto na inserção no mercado de trabalho quanto na adaptação e bem-estar do indivíduo. Também realiza parcerias para a promoção de acesso a eventos culturais e coordena ações de apoio a pais e parentes, como o encontro de famílias atípicas, nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Atualmente, 460 pessoas com deficiência trabalham no Viva Rio e são acompanhadas pela equipe do VR Eficiente periodicamente por meio de reuniões, rodas de conversa, palestras e atendimentos individuais.
Josiane Azevedo, analista de RH do Viva Rio Eficiente, comenta o sucesso da Semana da Valorização PcD. “Foi uma semana muito importante e cheia de significados. As atividades tiveram muita adesão e os conteúdos abordados vão ajudar a formar ambientes mais acolhedores, com compreensão e respeito. A presença de pessoas sem deficiência em eventos como esse é extremamente importante, pois ajuda a aumentar a conscientização sobre os desafios e as barreiras que as PcD enfrentam diariamente, além de minimizar as percepções estereotipadas. A educação e a interação direta ajudam a quebrar esses estereótipos e a promover uma visão mais realista e positiva”, reforça.
Atividades realizadas na Semana da Valorização PcD do Viva Rio
A equipe do Viva Rio Eficiente promoveu uma série de atividades na Semana da Valorização PcD para reforçar o compromisso da instituição com a inclusão. Uma das principais ações foram os treinamentos para os profissionais do Viva Rio. Mais de 200 pessoas participaram da capacitação, na sede da instituição, em Ipanema.
No treinamento, foram apresentados vídeos educativos que abordaram, entre muitos assuntos, o capacitismo e explicaram o que é deficiência e quais os tipos. Também foi realizada uma atividade imersiva em cada sessão do treinamento, onde participantes voluntários tiveram que simular ser uma pessoa com deficiência e vivenciar na prática, por alguns minutos, as dificuldades enfrentadas por essa população diariamente.
Jaqueline Brito, analista de RH do Viva Rio, foi uma das participantes da atividade, ela vivenciou o que é ser uma pessoa cega. “Na hora de me locomover tive muita dificuldade, quando coloquei a venda percebi o quanto é difícil até mesmo confiar em quem está conduzindo. Nunca trabalhei em uma empresa que tem um projeto de inclusão como o Viva Rio. Isso é fundamental para mostrar que as pessoas com deficiência são muito capazes como qualquer um”, comenta.
Também foram realizadas duas palestras online, com transmissão ao vivo no canal do Viva Rio no Youtube, com os temas “Felicidade e os atravessamentos do capacitismo”, com a psicóloga Luiza Motta, e “Diálogo sobre os direitos das pessoas com deficiência”, com a advogada Rayannne Raider. A primeira falou sobre os impactos do preconceito na saúde mental das pessoas com deficiência, enquanto a segunda trouxe para a discussão os direitos das PcD perante a lei. As palestras ainda estão disponíveis no canal.
Uma roda de conversa com o tema “O que é incluir?” também foi parte das atividades e aconteceu no Hospital Municipal Albert Schweitzer para os profissionais da unidade, que puderam dialogar sobre a importância do respeito às diferenças no ambiente de trabalho e na sociedade.
Voltada para os profissionais PcD do Viva Rio, foi realizada uma última palestra com a psicóloga Fernanda Tolomei, que também é uma pessoa com deficiência, sobre “Como potencializar as habilidades da Pessoa com Deficiência”. A psicóloga falou sobre sua história, as dores que o capacitismo causou e a importância do fortalecimento pessoal. Foi um espaço onde os profissionais puderam falar de suas experiências.
Além de todas as palestras e capacitações, o Viva Rio Eficiente também lançou uma cartilha de boas práticas, que pode ser acessada aqui.
Confira abaixo mais fotos das atividades.
Texto: Raquel de Paula
Fotos: Lucas Faro