Haiti Aqui recebe prêmio Marielle Franco na Assembleia Legislativa do Rio

Equipe do Haiti Aqui recebe prêmio na Alerj – Foto: Julia Passos

 

No Dia do Imigrante, celebrado na terça-feira (25), o Haiti Aqui, projeto do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, recebeu o Prêmio Marielle Franco, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em reconhecimento aos serviços prestados à população imigrante e refugiada. A premiação aconteceu durante a sessão solene “Migrar é um Direito Humano”, iniciativa da deputada estadual Dani Monteiro, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj. 

Esta foi a primeira sessão solene voltada para essa temática, onde foram homenageadas pessoas e organizações que trabalham em prol do direito de migrar. Além do Haiti Aqui, receberam o prêmio Eliane Lacerda e as instituições Venezuela Global, LGBTmais Movimento, Mawon e Abraço Cultural. Na ocasião, também foi entregue a medalha Tiradentes pós Mortem para Moïse Kabagambe, imigrante congolês assassinado em 2022.

Isabel Santos, coordenadora do Haiti Aqui, comenta a honra em receber a premiação. “Receber esse prêmio é um enorme reconhecimento do nosso trabalho, que se faz no dia a dia, em cada atendimento, nas trocas interculturais, nas discussões sobre políticas públicas e garantia de direitos à população migrante. É uma temática que não é prioridade para o poder público, então receber o prêmio traz visibilidade à pauta e ao nosso trabalho, celebra Marielle como uma grande defensora dos Direitos Humanos e nos enche de orgulho e forças para seguir lutando. Esse dia marca a história do nosso projeto”, comenta.

O Haiti Aqui foi criado em 2014 para acolher o imigrante e facilitar sua integração no Brasil. O projeto trabalha com disseminação de informações, inclusão social e direcionamento para equipamentos públicos, acesso às redes de saúde e educação brasileiras e prevenção de violação de garantias e direitos. 

Pablo Ribeiro, coordenador do mandato da Dani Monteiro, comenta porque o Haiti Aqui foi escolhido para receber o prêmio. “Apesar da invisibilidade do tema, o projeto está comprometido cotidianamente com a pauta e possui uma atuação proativa no estado. Esperamos que o prêmio contribua para uma maior visibilização do trabalho. O Haiti Aqui certamente orgulha o legado e faz por merecer o prêmio Marielle Franco na defesa dos Direitos Humanos”.

Sebastião Santos, fundador e diretor de relações institucionais do Viva Rio, enfatiza a importância do prêmio para a instituição. “Ganhar uma homenagem com o nome da Marielle é de uma importância imensa, não só pela simbologia, mas por tudo aquilo que hoje é feito através do Haiti Aqui. O Viva Rio nasceu da indignação, da luta pela defesa dos mais pobres e vulneráveis. Somos uma das poucas organizações que ainda mantém trabalho no Haiti, mesmo diante do caos que lá existe. Para nós, o prêmio é um estímulo que certamente nos levará a dar continuidade, e cada vez melhor, em nossa defesa de qualquer injustiça, onde quer que ela esteja”, reforça. 

Para a deputada Dani Monteiro, realizar uma sessão solene com essa temática, foi uma maneira de reconhecer e celebrar a luta pela vida digna de refugiados, imigrantes e apátridas. “Foi um dia histórico na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a casa do povo. Algumas das instituições homenageadas têm mais de uma década de trabalho, que deve ser elogiado e homenageado, como foi. Mas que por vezes sua atuação se dá por causa das ausências de responsabilidades do poder público nesse debate. Não deveria ser dessa forma, nosso Estado deve promover políticas públicas voltadas para essa população”, finaliza a parlamentar. 

Confira mais fotos da premiação. 

Postado em Notícias.