UPA Vila Velha – Foto Kaio Machado ASCOM Prefeitura de Fortaleza
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Bom Jardim, Vila Velha e Cristo Redentor, que estão sob gestão do Viva Rio em Fortaleza, passaram por nova avaliação que manteve a certificação recebida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação avalia a qualidade das unidades e dos serviços prestados aos usuários.
A análise foi realizada entre 21 e 23 de maio pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), certificadora credenciada da Organização Nacional de Acreditação. A ONA foi criada em 1999 e trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistência que melhorem o cuidado oferecido ao paciente.
As UPAs Bom Jardim e Vila Velha seguem com a certificação Nível I, já que a organização de saúde cumpriu ou superou, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Já a UPA Cristo Redentor tem certificação Nível III, sendo acreditada com excelência. O título é concedido às organizações de saúde que apresentam uma maior maturidade institucional e uma cultura de melhoria contínua.
Jane Fernandes, gestora de contratos do Viva Rio, reforça a importância dessa conquista. “O modelo do Viva Rio traz uma cultura de segurança e qualidade centrada no paciente. Participar dessa certificação de manutenção da ONA fortalece os princípios da nossa missão e os valores dos serviços prestados à população fortalezense. Seguimos agora para os novos desafios”, comenta.
Atualmente, mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões da ONA, referência no Brasil e no exterior, onde atua como membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua) juntamente com outras instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.