Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio promove atividades culturais para crianças

Crianças da comunidade do Cantagalo no Centro Cultural Banco do Brasil

 

O Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, em parceria com o Projeto Acolher, tem promovido uma série de atividades para os moradores das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, entre elas os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e mulheres da região. Esses grupos são uma maneira de fomentar a criação de redes de apoio e fortalecer os vínculos comunitários. 

Como parte das ações do Serviço de Convivência voltado para crianças, neste mês foram realizados passeios ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na região central do Rio, e ao Teatro Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico. 

Cerca de 20 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, visitaram a mostra interativa Mundo Zira, no CCBB. Através de uma exposição divertida, elas tiveram contato com a arte do escritor e desenhista Ziraldo. No passeio, as crianças também conheceram o prédio histórico que abriga o museu e as paisagens da cidade do Rio de Janeiro, com direito a curiosidades durante o percurso. 

As crianças também foram assistir ao musical “Até as princesas soltam pum”, no teatro Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico. O espetáculo traz à tona assuntos comportamentais da sociedade e provoca discussões, com cultura e humor, sobre empoderamento feminino e desmistificação dos ídolos. 

Crianças também assistem a espetáculo infantil no teatro Ecovilla Ri Happy

 

Daniela Alves de Almeida, de 9 anos, foi uma das crianças que foi pela primeira vez ao teatro. “Foi muito bom e emocionante. A peça fala de muitas coisas importantes, como não ter vergonha das coisas que você faz. Recomendo que venham assistir”, comenta a menina.  

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças atende moradores do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho com idades entre 6 a 12 anos. A ação abrange brincadeiras de artes plásticas e teatro, que estimulam expressão artística, consciência social, cooperação e cuidam das relações interpessoais entre as crianças. 

Também existe um serviço voltado para as mulheres da região, com idade acima de 18 anos. O objetivo é proporcionar um espaço seguro e acolhedor, para mulheres de diferentes faixas etárias, que têm a chance de compartilhar suas experiências e adquirir conhecimentos e habilidades. 

Postado em Notícias.