Desenvolvimento Social do Viva Rio e Projeto Acolher promovem colônia de férias

As atividades vão acontecer até o dia 8 de fevereiro na sede do Viva Rio, no Cantagalo

 

Para trazer diversão no período de férias escolares, o Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, em parceria com o Projeto Acolher, promove sua primeira colônia de férias. A programação começou na última segunda-feira (15) e vai até o dia 1 de fevereiro, com diversas atividades recreativas e brincadeiras, voltadas para crianças de seis a 13 anos, moradoras do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. 

Ao todo, 120 crianças estão participando da colônia de férias, que acontece de segunda a quinta-feira, de 9h às 17h, na sede do Viva Rio, no Cantagalo, em Ipanema. Dinâmicas na piscina, aulas de teatro, capoeira e cultura popular, além de brincadeiras e atividades de desenho e pintura são parte da programação. 

Em meio aos dias quentes do verão do Rio de Janeiro, o ponto alto da programação têm sido as dinâmicas na piscina. “Estou achando muito legal, o que eu mais gostei foi de ir para a piscina, quero ir de novo e brincar de outras coisas também”, comenta, animada, Lara Alves, de 11 anos. 

Michel Saraiva, pedagogo do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, reforça a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças. “Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, as crianças têm brincado menos, e o brincar envolve várias dimensões, entre elas a psique e o desenvolvimento físico. Atualmente vemos crianças de 10 anos que têm dificuldade motora ou de socialização. Também tem aquelas que, devido a sua realidade socioeconômica, já têm responsabilidades junto aos pais de ajudar em casa. Tem sido muito bom assegurar esse espaço fora das telas e longe de afazeres”, conta. 

Barbara Maggessi, mãe de Marian, de sete anos, concorda que as atividades são importantes formas de lazer para sua filha, que tem a chance de interagir com outras crianças. “A proposta é muito legal porque nesse período de férias as crianças ficam longe da escola, sem ter com quem brincar, aí vão para a televisão, computador ou celular. É perfeito tirá-los um pouco disso”, reforça. 

Ao todo, foram cerca de 280 inscrições para a colônia de férias, mais que o dobro do número de vagas disponíveis. Daniel Souza, da direção do Projeto Acolher e morador do Cantagalo, fala do sucesso da primeira edição do evento. “Superou as nossas expectativas, está sendo surreal. A procura foi muito grande, estamos com fila de espera. Temos recebido muitos elogios dos pais e responsáveis, que já querem outra colônia nas férias de julho”, conta. 

Algumas das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sebastião Teodoro Filho, parceiro do Viva Rio através do Núcleo de Desenvolvimento Social, também participaram da colônia de férias. Os profissionais do CRAS são parceiros na programação, apoiando na execução das atividades.

Confira abaixo mais fotos da programação.  

Postado em Notícias.