Evento reuniu mais de 200 crianças e contou com atividades recreativas e lanches
Para trazer alegria e diversão para crianças da comunidade do Cantagalo, o Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, em parceria com o Projeto Acolher, promoveu uma festa de Natal na última sexta-feira (15), na sede da instituição. Mais de 200 crianças atendidas pelos projetos do Núcleo participaram do evento, que contou com brinquedos, atividades recreativas e distribuição de lanches.
A festa encerrou as atividades do ano e teve como objetivo fortalecer vínculos com a comunidade. “As crianças adoraram tudo, tanto os lanches quanto as brincadeiras. Alguns responsáveis também participaram e curtiram o evento. A ideia é sempre construir uma aproximação com a comunidade, além de deixar as crianças felizes e ofertar algo legal para elas, como parte de um trabalho que estamos desenvolvendo”, explica Bianca Cappelli, do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio.
Débora de Oliveira Machado, mãe de Wendel, de 9 anos, esteve presente na festa e reforçou a importância do evento para as crianças. “A festa foi maravilhosa, eu gostei muito, meu filho também adorou. Aqui na comunidade essas atividades voltadas para as crianças são raras. Esses momentos de lazer são muito bons para o desenvolvimento deles”, conta.
O diretor do Projeto Acolher, Daniel Souza, fala da parceria com o Viva Rio, que trouxe benefícios para a comunidade. “A integração que construímos neste ano foi muito legal. A festa foi ótima, os pais gostaram muito. Conseguimos atingir o objetivo de trazer alegria para eles e mostrar o nosso trabalho em conjunto”, relata.
Menina mostra pintura que fez para a exposição “Arte dos Crias”
Inauguração da exposição “Arte dos Crias”
Na sexta-feira passada também aconteceu a inauguração da exposição “Arte dos Crias”, produzida por crianças de 6 a 12 anos, que participam do Reforço Escolar e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecidos pelo Núcleo de Desenvolvimento Social. O trabalho está exposto no Museu de Favela (MUF), que fica no Cantagalo.
A “Arte dos Crias” nasceu do desejo de pensar pertencimento, território e diversidade junto com as crianças, a partir de atividades e temas trabalhados ao longo do ano. A exposição é composta de quatro cinco obras: Cores de pele, Favelinha, Sonhos ao vento, PPG e Passarinhos, que incluem pinturas, desenhos e poemas.
Michel Saraiva, pedagogo do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio e um dos criadores da exposição, fala do propósito deste trabalho. “Usamos temas transversais para trabalhar a autoestima deles, o senso de pertencimento comunitário, além de tratar do racismo estrutural que os afeta desde pequenos. Queremos trazer para as crianças a consciência de que são ‘crias’ do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, mas também de Ipanema. Eles precisam se apropriar desses espaços e alimentar seus sonhos”, explica.
A exposição é aberta ao público, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no MUF.
Confira mais fotos da festa.