Equipe haitiana antes da partida da Copa dos Refugiados e Imigrantes
27/03/2023
A equipe formada por haitianos fez história e avançou às quartas de final da maior competição de futebol para refugiados e imigrantes disputada no Brasil. Com uma expressiva vitória de 4 a 0 sobre o Equador e uma derrota de 1 a 0 para o Peru, o Haiti garantiu a segunda colocação no Grupo A da Copa dos Imigrantes e Refugiados, na Etapa Rio, disputada no Aterro do Flamengo, no último sábado (25/03).
Esta é a primeira vez que a equipe haitiana avança para a segunda etapa da Copa dos Refugiados Rio. Nas edições anteriores (2018 e 2019), foi eliminada na primeira fase. O adversário da quarta de final será a Angola, no próximo sábado (01/04). O projeto Haiti Aqui, do Viva Rio, está apoiando o time e a organização da Copa.
O treinador haitiano, Faubert Alcindor, exaltou a importância da competição e do trabalho do Haiti Aqui. “Nós estamos bem preparados e queremos chegar o mais longe possível, esse torneio é a nossa Copa do Mundo. O Haiti Aqui é uma coisa grandiosa, toda vez que um haitiano precisa de ajuda eles dão o suporte, sempre estão ao nosso lado”, conta.
As partidas foram contra o Peru e Equador, no Aterro do Flamengo
Organizada pela ONG Pacto Pelo Direito de Migrar (PDMIG), a Copa contará com a participação de 12 times: Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Guiné-Bissau, Haiti, Peru, República Democrática do Congo, Senegal e Venezuela, além do reforço de representantes de Camarões e Síria.
Além da competição esportiva, o Aterro do Flamengo foi palco de uma feira de comércio, gastronomia e artesanato, a Refúgio em Foco, comandada por empreendedores sociais imigrantes.
“O interessante dessa proposta é trazer produtos, sabores, objetos e coisas de outros lugares do mundo, produzindo esse intercâmbio, entre o Brasil, Rio de Janeiro e as culturas de outros locais. Em breve, nós vamos retomar um circuito de feiras semanais, na sede da prefeitura, na Feira do Lavradio, onde vamos construir um espaço de uma feira gastronômica de sabores do mundo, pegando as especialidades e sabores únicos de cada local”, anuncia Eduardo Nascimento, curador da feira.
A equipe vencedora da Etapa Rio vai disputar a Copa dos Refugiados Nacional em São Paulo com os vencedores das outras etapas estaduais. O campeão nacional terá a oportunidade de disputar o Mundial de Times de Refugiados.