A equipe conta com o apoio do projeto Haiti Aqui; jogo de estreia é contra o Peru
23/03/2023
A Copa dos Refugiados e Imigrantes começa no próximo sábado (25/03) no Rio de Janeiro, com jogos no Aterro do Flamengo. A competição conta com 12 times e representa a edição carioca de 2022, a Copa referente a este ano será disputada no segundo semestre. A equipe haitiana conta com apoio do projeto Haiti Aqui, do Viva Rio, em parceria com a Mawon, que foram responsáveis por montar e treinar o time para a competição.
A Copa dos Refugiados é uma competição amadora de futebol que ocorre desde 2014, organizada pela ONG Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG). A edição carioca conta com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, além de instituições como a Cruz Vermelha e o Sesc.
O objetivo da competição é promover a socialização, evidenciar a resiliência dessa população e perpetuar a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes nacionalidades, contribuindo para o enfrentamento do preconceito e da xenofobia ao incentivar a inclusão no Brasil.
O time haitiano está no Grupo A junto com Peru e Equador. A equipe é formada por jogadores selecionados através dos dados do Haiti Aqui, projeto que fornece apoio a haitianos que vivem no Brasil.
Confira tabela de jogos do próximo sábado (25/03)
08h30 – Haiti x Peru
10h30 – Haiti x Equador
O formato da competição é simples: serão quatro grupos com três times em cada e os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, que serão disputadas na parte da tarde deste sábado. Os vencedores da semifinal disputarão a decisão no dia 01/04, no Aterro do Flamengo.