O torneio reuniu alunos das duas unidades do Espaço Nova Geração — Foto: Divulgação ENG
20/05/2022
O Espaço Nova Geração, projeto da prefeitura de Niterói em parceria com o Viva Rio, realizou nesta semana seu primeiro torneio de tênis de mesa. Ao todo, 30 alunos das duas unidades (Fonseca e Cantagalo) participaram da competição, que foi dividida em categorias feminino e masculino, de acordo com a faixa etária: de 6 a 9 anos, de 10 a 13 anos e de 14 a 17 anos.
O aluno Matheus dos Santos de Almeida, de 12 anos, foi um dos participantes do torneio. Ele pratica tênis de mesa no ENG há dois anos e conta que as aulas ajudaram muito no seu desenvolvimento pessoal e esportivo.
“Fazer aulas de tênis me mudou muito. As aulas ajudam a gente a se concentrar, a aprender a se mexer, a ter controle motor. Coisas que eu não tinha e agora tenho. Todas as oficinas do Espaço têm algo que ajuda a gente. Eu gosto muito do ENG.”
A competição aconteceu no ENG Cantagalo e contou com a presença dos familiares dos alunos, dos coordenadores das duas unidades, Leonardo Simões e Thamyres Elpidio, da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) e dos professores de tênis de mesa das duas unidades, Valesca Maranhão e Bruno Vital, que abriram o evento falando sobre a importância do respeito e espírito esportivo.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas de ouro, prata e bronze — Foto: Divulgação ENG
Segundo a assistente pedagógica do ENG Cantagalo, Suelen Estevam, a prática do esporte é ferramenta importante para a transformação social. Mais do que uma competição, o torneio serviu para integração entre os alunos das duas unidades do Espaço Nova Geração.
“O torneio teve o caráter de integração e aprendizagem. Mesmo sendo de unidades diferentes, as crianças jogaram juntas por categorias. Não estimulamos apenas a competição mas a possibilidade de compreender a importância da disciplina nos treinos e como cada aluno se supera a cada nova etapa”.
Ao final do torneio, os três vencedores das finais de cada categoria ganharam medalhas: outro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro. Os demais alunos também receberam uma medalha e certificado de participação.