Após 1 a 1 no tempo regulamentar, equipe de Resende venceu o Maricá nos pênaltis, por 7 a 6, com grande atuação do goleiro Luís Felipe
O time profissional do Pérolas Negras é o campeão da Copa Rio 2021! O jogo de volta da final, contra o incansável time do Maricá – disputado no Estádio Alzirão, em Itaboraí – acabou empatado e teve uma decisão de pênaltis dramática: foram batidos 22 penalidades, mas apenas 13 acabaram convertidas em gol. Como prêmio, o Pérolas Negras agora tem o direito de decidir se disputará, no ano que vem, a Série D do Campeonato Brasileiro, ou se prefere jogar a Copa do Brasil.
Tal como no primeiro jogo da Final, o Pérolas Negras abriu o placar no primeiro tempo, mas cedeu o empate na etapa final. O gol do Pérolas aconteceu aos 47 minutos, no final da primeira etapa. Garrinsha chutou dentro da área e a bola bateu no braço do zagueiro Helton. O pênalti foi convertido por Davi – que, quis o destino, fosse também o batedor que acertou o último pênalti na série decisiva, que selou a conquista do time de Resende.
O Pérolas voltou bem no segundo tempo, com mais controle do jogo, até que sofreu o gol de empate, aos 23 minutos, marcado por Badola, após jogada de Luan Gama. O empate desequilibrou a equipe do Pérolas, que sofreu forte pressão do Maricá até o fim do jogo.
O goleiro Luís Felipe, que já havia feito boas defesas durante o tempo regulamentar, foi o grande nome do jogo, praticamente um herói da conquista da Copa Rio: defendeu 4 pênaltis batidos pelo Maricá e ainda bateu um dos pênaltis do Pérolas, marcando o quarto gol convertido.
O Pérolas entrou em campo com Luís Felipe, Belarmino (Léo Garcia), Carlão, Magrão, Vitinho (Vitão), Joel, Josimar, Andinho, Davi, Garrinsha (Matheus Guedes) e Leandrinho (Cristian).
Campanha do Pérolas Negras na Copa Rio
Pérolas Negras 0 a 0 Serrano
Pérolas Negras 1 a 0 Serrano
Pérolas Negras 1 a 0 Bangu
Pérolas Negras 0 a 1 Bangu (4 a 3 nos pênaltis)
Pérolas Negras 0 a 0 Resende
Pérolas Negras 1 a 0 Resende
Pérolas Negras 3 a 0 Americano
Pérolas Negras 1 a 3 Americano
Pérolas Negras 1 a 1 Maricá
Pérolas Negras 1 a 1 Maricá (7 a 6 nos pênaltis)
Retrospectiva
O Pérolas Negras nasceu em 2009 como um projeto social no Haiti, aliando educação e esporte para jovens. Chegou ao Brasil em 2016 e desde 2017 conta com três times registrados na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ): as equipes profissionais do Pérolas Negras masculina e feminina e o masculino da categoria Sub-20.
Confira abaixo as vitórias do time:
Campeão Carioca Série C 2017
Campeão Taça Maracanã 2018
Campeão Taça Waldir Amaral 2019
Campeão Taça Waldir Amaral 2020
Campeão Carioca Série B2 2020
Campeão Taça Maracanã 2021
Campeão Copa Rio 2021