PRONTO SOCORRO (PINHEIRAL)

O Pronto Socorro do Hospital Municipal de Pinheiral foi inaugurado em abril de 2012 e está sob a gestão do Viva Rio desde novembro de 2015. Conta com uma equipe de 76 profissionais de saúde, que em 2020 realizaram 39,7 mil atendimentos em urgência e emergência, incluindo 1,1 mil internações e 147,8 mil exames (laboratório, raios X e eletrocardiogramas).

Pinheiral é um município pequeno, com pouco mais de 25 mil habitantes. Entretanto, seus serviços públicos de saúde são procurados por pacientes dos municípios limítrofes de Piraí, Volta Redonda e Barra do Piraí, que preferem vir a Pinheiral pela qualidade dos atendimentos de urgência e emergência oferecidos em seu Pronto Socorro.

O Hospital oferece serviços de urgência e emergência, com pronto atendimento em Clínica Médica, Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia. Além disso, possui Centro Obstétrico, Maternidade, Internação Pediátrica, Clínica Médica (masculina e feminina), Clínica Cirúrgica (masculina e feminina), três salas no Centro Cirúrgico e mais três de recuperação pós-anestésico. E conta com ambulatório eletivo (consultas agendadas) para Ortopedia, Cirurgia Geral e Obstetrícia.

Além de oferecer vários exames – análises clínicas, raios X, eletrocardiograma, ultrassonografia, tomografia computadorizada, mamografia e ecocardiograma – o Hospital de Pinheiral conta com as seguintes especialidades médicas de apoio: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Urologia, Anestesiologia, Obstetrícia/Ginecologia, Buco-Maxilo, Cardiologia e Vascular.

A estrutura oferecida conta com cuidados de urgência e emergência, eletrocardiogramas, radiografias, suturas, curativos e exames laboratoriais, além de salas de suporte para medicação, Sala de Estabilização para atendimento de pacientes graves, expurgo, depósito de material de limpeza, almoxarifado e farmácia. Possui 10 leitos para repouso (quatro masculinos, três femininos e três pediátricos) e uma Sala de Estabilização com dois leitos. A unidade está interligada com o Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa e o Ambulatório de Especialidades Clínicas e Odontologia.