4/3/2016
O Voluntariado do Viva Rio criou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes de Maricá, a cidade da Região dos Lagos mais afetada pelo temporal da última segunda-feira (29). Já foram encaminhados à Igreja Batista de Itapuaçu – distrito de Maricá – 120 kg de alimentos,170 latas de leite em pó e 150 rolos de papel higiênico na quinta-feira (03).
Segundo o pastor Altair Roberto Ribeiro, a igreja abriga 35 pessoas, a maioria proveniente do condomínio Nelson Mandella, do Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que teve o primeiro dos dois pisos totalmente alagado e desalojou a maioria dos moradores dos 1.472 imóveis. “Eles estão abrigados em seis salas da igreja e por enquanto estamos supridos pelas doações”, disse o pastor.
Além da Igreja Batista de Itapuaçu, a coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, selou uma parceria com a Assembleia de Deus de Maricá e com o Ministério Unção do Crescimento. As três igrejas fazem um trabalho conjunto de assistência às vítimas das chuvas na região. “Criamos o Núcleo Regional do Voluntariado na 1ª Igreja Batista de Itaipuaçu e as próximas doações – de alimentos não perecíveis e material de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, fraldas descartáveis (adultos e crianças) colchões e colchonetes – serão encaminhadas para o núcleo e a Secretaria Adjunta de Assistência Social em Maricá”.
A Prefeitura de Maricá contabiliza cerca de 600 famílias afetadas pela catástrofe e um dos pontos críticos é o condomínio Nelson Mandella, onde os moradores ainda resistem em deixar os imóveis com medo de furtos, porque já houve ocorrências de saques no local.
(Texto: Celina Côrtes| Fotos: Vitor Madeira)