O Viva Rio promove, pela primeira vez, uma formação específica para autovistoria de instalações prediais a gás em parceria com a CEG Gas Natural Fenosa. O curso vai acontecer no Espaço Criança Esperança Pavão Pavãozinho e Cantagalo (ECERJ) em agosto e setembro. Na quinta-feira (16), mais de 130 candidatos, entre engenheiros, arquitetos e profissionais de mecânica industrial e edificações, disputaram uma das 24 vagas disponíveis.
A capacitação será oferecida por uma exigência da Instrução Normativa (IN) Codir nº 48, que define os requisitos mínimos para a aprovação de projetos, inspeção e fiscalização da rede interna de gás predial. A publicação da Instrução Normativa ocorreu poucos dias após a explosão no Edifício Canoas, em São Conrado, Zona Sul do Rio, em maio.
Na ocasião, as investigações apontaram uma instalação de gás no apartamento do alemão Markus Muller como a causa do acidente. O problema teria acontecido em uma peça conhecida como rabicho – cano de ferro que faz a ligação da tubulação de gás da parede do prédio com o aparelho.
Em junho, a IN foi publicada no Diário Oficial pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), para atender ao cumprimento da Lei Estadual nº 6.890/2014, que obriga a inspeção de segurança a cada cinco anos nas instalações de gás canalizado e em botijões nas residências e prédios comerciais.
Segundo o coordenador de Capacitação do Espaço Criança Esperança, Leonardo Silva, “o Rio de Janeiro ainda não dispõe de profissionais especializados para a autovistoria de instalações prediais a gás”.
O resultado da prova sai no dia 20 de julho. O curso, com 68h/aulas, é dividido em duas partes. A teórica será realizada no ECERJ. As aulas práticas serão no SENAI Tijuca”, informou Leonardo.
(Texto: Flávia Ferreira| Fotos: Paulo Barros)