O curta “Ed, o Mosquito”, produzido pelo Viva Rio Socioambiental em conjunto com os alunos do curso Ambiente Multimídia, em Itaboraí, foi selecionado para a Mostra Geração, do Festival do Rio. Com 3 minutos de duração, o vídeo conta a história do mosquito que se sente em casa quando chega a uma região cheia de lixo e água poluída, próximo ao manguezal da cidade.
Na trama, Ed se apaixona por uma “mosquita” loura, com quem constitui família. O relacionamento dura pouco tempo, pois Ed é o único a sobreviver à passagem do fumacê. Amedrontado com o que ocorreu, ele dá logo um jeito de sair da região. O vídeo foi editado por Walter Mesquita, que deu aulas de Multimídia, e Fernando Aglio, de Educação Ambiental.
A ideia inicial era fazer um vídeo com personagens, mas se transformou em uma animação cheia de detalhes. “Os alunos fizeram uma pesquisa na Internet, desenharam os mosquitos e criaram o roteiro. Foi tudo feito por eles”, conta Mesquita, que se surpreendeu com a forma descontraída com que a dengue foi abordada.
Produzido pelos alunos, com idade entre 13 e 19 anos, da Escola Municipal José Ferreira, “Ed, o Mosquito” concorreu com outros 117 filmes e está entre os 51 selecionados. A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina, que ocorre de 24 de setembro a 8 de outubro.
A data da exibição do curta ainda não foi divulgada pela organização do festival, mas a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí se comprometeu a levar os jovens para assistir o curta na data em que ele for exibido no Rio de Janeiro.
O vídeo é um dos produtos do curso Ambiente Multimídia, realizado através da parceria entre o Viva Rio Socioambiental e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, com recursos de compensação ambiental do Complexo Petroquímico do rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras.
(Texto: Celina Côrtes | Foto: Walter Mesquita)