Voluntariado: a alma do Viva Rio

28/8/2018

Desde 1993, quando foi fundado, o Viva Rio mobiliza voluntários. Nessa época, o objetivo era a busca pela paz em resposta aos altos índices de violência na cidade do Rio de Janeiro. O movimento cresceu e se tornou o setor mais amplo da instituição, responsável por mobilizar pessoas com a finalidade de promover saúde, cidadania, desenvolvimento social e sustentabilidade. E hoje, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, é importante destacar que o voluntariado mantém vivo aquilo que faz do Viva Rio uma empresa diferente, uma empresa social.

O Voluntariado coordena ações independentes de longa duração e alcance, ao mesmo tempo em que é parte fundamental de cada um dos projetos da instituição. Através de projetos que organizam doações, mutirões, conscientização e diversos tipos de atividades, os voluntários do Viva Rio têm como missão melhorar as condições de vida de populações vulneráveis por meio da solidariedade.

Campanha Inverno Quente

A equipe do Voluntariado desenvolve quatro projetos fixos, formado por um número variável de pessoas, uma vez que a participação está condicionada à disponibilidade de agenda dos voluntários. O Salvando vidas, gota a gota é uma parceria com hemocentros, associações comunitárias, igrejas e empresas para incentivar e facilitar a doação de sangue. A equipe é responsável por mobilizar, informar e levar os doadores aos bancos de sangue. Já a campanha Inverno Quente consiste no trabalho permanente de arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos em vários pontos da cidade para serem doados para pessoas em situação de rua nas noites mais frias do ano. A Cartinha do Papai Noel/Criança Feliz, Natal Feliz é realizada todo final de ano, onde são arrecadados presentes para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O quarto projeto fixo é o Plano de Ações Emergenciais (PAE), que articula e mobiliza voluntários para prestar socorro e reunir doações para pessoas vítimas de calamidades, como enchentes, deslizamentos de terra ou terremotos.

Campanha de Doação de Sangue

“Procuramos realizar ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para melhorar a vida de todas as pessoas, em todos os lugares, numa sociedade mais justa e acolhedora”, ressalta Diego Silva, supervisor do Programa de Voluntariado do Viva Rio.

Além dos projetos, o Voluntariado participa também de eventos que podem atingir positivamente a vida das pessoas. No último final de semana Diego participou do HackNit, uma maratona tecnológica em Niterói que envolveu programadores, desenvolvedores, designers e voluntários. Foram 36 horas de competição no Caminho Niemeyer. Os participantes tinham a missão de encontrar soluções de tecnologia para as áreas de segurança pública, meio ambiente, conservação, saúde, educação e mobilidade. Diego foi um dos mentores no primeiro dia do evento e venceu a disputa com uma das suas equipes. O projeto da equipe Hago apresentou uma plataforma que disponibiliza várias funcionalidades para o voluntariado, como a localização de ações, cadastro para participação e resultados das campanhas.

Equipe do Voluntariado do Viva Rio no Hacknit

Para incentivar e valorizar o trabalho voluntário no Brasil foi criado o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. O objetivo é reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade.

Para acompanhar as ações e os eventos do Voluntariado do Viva Rio, acompanhe a página no Facebook ou nosso site.

Postado em Notícias na tag , , , , , , , , .