Você conhece a história do Outubro Rosa?

9/10/2017

O mês de outubro tem uma cor diferente dos demais meses do ano, com o rosa colorindo as pessoas, as ruas e os monumentos das cidades em todo mundo. A iniciativa de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama surgiu na década de 1990, quando o debate sobre a doença cresceu nos Estados Unidos. Em 1991 a fundação Susan G. Komen for the Cure e a prefeitura de Nova York promoveram a 1ª Corrida pela Cura, onde o famoso laço rosa, símbolo da campanha mundial, aparece pela primeira vez.

O primeiro monumento brasileiro a receber a iluminação rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. Em 2008 a campanha se espalha pelo país, inclusive iluminando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. No mesmo ano o Estado de São Paulo passou a realizar mutirões para a realização de mamografia, um próximo ao Dia das Mães e outro em novembro.

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama é urgente em termos de saúde pública. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o tipo da doença mais comum entre as mulheres e corresponde a 28% dos novos casos de câncer em todo o mundo. Em 2013, dados do instituto registraram 14.206 mortes de mulheres e 181 mortes de homens causadas por câncer de mama no Brasil. Um dos mitos acerca da doença é de que ela atinge apenas as mulheres, com cerca de 1% do total de incidência no mundo referente a homens. Casos antes dos 35 anos de idade são raros e as chances aumentam progressivamente, sendo que após os 50 anos a incidência de risco é a maior possível.  

No Outubro Rosa 2017 o Cristo Redentor, a fachada da Prefeitura de São Paulo e o Templo da Boa Vontade, em Brasília, entre outros, estão iluminados. O Viva Rio não fica de fora dessa onda e promove ao longo de todo o mês ações voltadas para a campanha de prevenção contra o câncer de mama em várias de suas unidades. A agenda teve início em um “Papo Aberto” com os profissionais da sede, localizada na Glória, que ocorreu na última quarta-feira (04/10), e segue sua programação com uma recepção com Dia da Beleza e café da manhã na UPA unidade Maré, na próxima quarta feira. UPA Maré, que ocorrerá na próxima quarta (11/10).

Venha participar conosco deste mês colorido!

 

Postado em Notícias na tag , , , .