Viva Rio se despede do Hospital de Acari

7/12/2018

Esta foi a última semana de gestão do Viva Rio no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. No sábado, dia 8 de dezembro, a RioSaúde passa a ser responsável pela administração do hospital. Desde quinta (29), quando foi realizada a última reunião do Colegiado Gestor sob direção do Viva Rio, diretores e funcionários estão se despedindo e trocando mensagens emocionadas.

Para José Ricardo, diretor do Hospital de Acari de julho de 2017 até hoje, 7 de dezembro, a tristeza caminha junto do orgulho e da gratidão aos seus funcionários. “Muito triste hoje. Difícil entender como pôde ser interrompido um trabalho como esse. Quando cheguei no hospital, em julho do ano passado, iniciou-se uma crise financeira que não parou mais. Desde então vivemos momentos de muita dificuldade que exigiram desse grupo valores como coragem, comprometimento, conhecimento, criatividade, parceria e paciência. Tenho orgulho de dizer que cumprimos nossa parte. Oferecemos o que de melhor pode se esperar de uma equipe que foi incansável e brilhante. O resultado foi um hospital melhor e mais econômico. Fomos elogiados em todos os momentos que tive oportunidade de discutir saúde em grupos de gestão. Viramos referência a ser atingida pela rede própria do município. O salto de qualidade do serviço é reconhecido por todos que avaliam a rede assistencial e ainda assim conseguimos ser mais econômicos. Talvez sejamos o hospital de menor custo de produção da rede toda. Como disse: difícil entender a interrupção de um serviço tão qualificado e econômico como esse. Não conhecia ninguém aqui ao chegar. Tenho na memória até hoje a sensação do acolhimento imediato por esse grupo. Agradeço a todos pelo apoio que tive e me desculpo pelos eventuais excessos cometidos. Fiz amigos aqui. Levo comigo um grande legado de aprendizado, para sempre. Vocês fazem parte da minha formação. Saio do hospital maior e mais forte. Obrigado a todos pela oportunidade e a honra dessa convivência. Para mim, não há dúvida: no dia 08 de dezembro de 2018, o Rio amanhecerá mais doente”.

Coordenadora de Saúde do Viva Rio, Ana Schneider agradeceu aos funcionários e disse estar ciente de todas as dificuldades, mas ressaltou que não se pode deixar a frustração colocar um ponto final na luta pelo SUS. “Quero agradecer muito o compromisso e dedicação de todos vocês durante a gestão do Hospital Ronaldo Gazolla. Em três anos de muitas dificuldades e desequilíbrio financeiro do contrato, conseguimos mudar para muito melhor a história do Hospital e o resultado do cuidado com os pacientes. Não fazemos história sem as pessoas e vocês, líderes e equipe, foram fundamentais para esse sucesso. Mas a vida tem que seguir, pois o SUS é uma árvore. Já foi mais frondosa, mas ainda está de pé e com galhos, os quais nos recebem a cada dia e minuto que um temporal se aproxima. Como sábios pássaros, superaremos a intranquilidade e a injustiça com a nossa certeza do bom trabalho desenvolvido com amor, mas sobretudo com seriedade, que é a marca do Viva Rio. Um grande abraço e estendam a todos essa mensagem de agradecimento e esperança de estarmos juntos em outro galho dessa árvore que querem deixar morrer nesta cidade”.

Mariângela Lavor, gerente de Aquisições e Logística do Viva Rio, também deixou sua mensagem para os funcionários. “Estamos todos de luto hoje. Pelos nossos colaboradores, pelo SUS, pela atrocidade de acabar com um trabalho tão importante e realizado com responsabilidade, competência e, acima de tudo, compromisso com a assistência de qualidade a uma população tão sofrida. Vamos continuar lutando pelo que acreditamos”.

O Viva Rio ficou à frente do Hospital de Acari por 3 anos (dezembro de 2015 a dezembro de 2018) e foi, com certeza, um dos desafios mais difíceis da instituição. A diretoria do Viva Rio tem orgulho de sua gestão e das muitas melhorias que todos os colaboradores ajudaram a implementar no Hospital Ronaldo Gazolla. Para saber mais sobre a gestão do Viva Rio, acesse:

OSS desde 2009, Viva Rio acumula bons resultados na saúde

Colegiado Gestor do Hospital Ronaldo Gazolla comemora um ano

Reunião avalia gestão do Hospital Ronaldo Gazolla 

Uma horta no hospital: conheça a história do HMRG

Postado em Notícias na tag , .