Viva Rio promove dia de cuidado para colaboradores

“Foi um momento de esquecer um pouco a tensão e a situação de violência que estamos vivendo constantemente no dia a dia. Tomara que este não seja o único, eu adorei!”. A fala da agente comunitária de saúde Daise de Paula, moradora do Conjunto Tom Jobim, em Costa Barros, mostrou a importância do evento “Cuidando de Quem Cuida, realizado no sábado (23), na Lona Cultural de Guadalupe, Zona Norte do Rio. Um dia inteiro com tratamentos especiais e outros mimos foi pensado para aqueles que tanto se dedicam à saúde alheia.

Tamiris_Barcellos

Os colaboradores puderam desfrutar de serviços de manicure e depilação facial | Foto: Tamiris Barcellos

Ao chegar para mais um dia de trabalho no Centro Municipal de Saúde Portus Quitanda, no Complexo do Chapadão, Daise, Rosilene Porto, Rachel Teixeira e os demais colegas  dirigem-se à sala da administração para saber como estão os acessos ao território naquele dia. A rotina de episódios violentos intensificou-se de três anos para cá e o sistema de sinalização de cores foi criado para orientar os funcionários a se locomoverem em segurança.

“Se estiver verde, o caminho está livre. A placa amarela indica que só é autorizada a saída da unidade com permissão. Quando está vermelho, todos devem permanecer no interior do CMS até segunda ordem”, explicou Rosângela Porto.

Tamiris_Barcellos

Exemplares do livro “Fora de ordem: viagens de Rubem César”, organizado por Lúcia Lippi Oliveira e Dulce Chaves Pandolfi, foram sorteados para os colaboradores do Viva Rio | Foto: Tamiris Barcellos

Segundo ela, manhãs como aquela em Guadalupe são importantes para renovar as energias.  No próprio dia a dia de trabalho, para superar a tensão, agentes comunitárias de saúde formaram um grupo de artesanato que produzem objetos como sandálias, bolsas, enfeites e arranjos de flores. “È uma forma de aliviar a rotina e nos unir para superar o que estamos passando”, diz ela.

“Se não cuidarmos de nós mesmos, não vamos cuidar de ninguém direito”. Com essas palavras, o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, deu início à programação.

Serviços de manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas, depilação e massagem; demonstrações de esportes, apresentações de música, cabine fotográfica (confira todas as fotos aqui); orientação jurídica. Entre eletrodomésticos, cosméticos, livros e chocolates, foram sorteados mais de 100 brindes.

cabine_foto_2

RB Cabine fotográfica

Outro destaque foi o trabalho demonstrado pelo articulador social Jocelino Porto, que ministrou oficinas de jardinagem com destaque para o apoio a hortas sustentáveis e a distribuição de mudinhas de temperos.

capoeira

A exibição de capoeira levantou os mais de 200 participantes do evento | Foto: Tamiris Barcellos

Diferentes setores além da Saúde, entre eles Ouvidoria, Redes, Gestão de Pessoas, Eventos, Comunicação e Voluntariado envolveram-se na concepção e organização, que contou com a participação de mais de 30 colaboradores. Duzentas pessoas estiveram presentes, entre funcionários do Centro Municipal de Saúde Portus Quitanda, da Clínica da Família Manuel Fernandes e seus acompanhantes.

“Este foi um dia para o reconhecimento do trabalhador, que faz parte de uma política institucional que o Viva Rio está desenvolvendo, de valorização do colaborador que está na ponta”, explica a coordenadora de Redes Daiana Albino. A importância do engajamento voluntário e as muitas doações feitas por parceiros que se reverteram em brindes, mas também a dedicação e o tempo disponibilizado foram ressaltados pela gestora ao anunciar as atividades. “Muita gente que se apresentou está no território de vocês, são pessoas de quem vocês cuidam, e que puderam retribuir e demonstrar toda a consideração pelo que vocês fazem”, disse ela.

dai

Daiana destacou que a dia 23 foi um momento para reconhecer o trabalhador | Foto: Tamiris Barcellos

“É uma angústia nossa entender o que vocês passam no dia a dia, o que vocês significam para essas famílias do território”, complementou a coordenadora da área 3.3 Luciana Krull, na abertura do evento.

“Pretendemos repetir muitas outras vezes este dia que lança um olhar específico e especial a quem cuida de muita gente”, disse a vice-diretora do Viva Rio Caroline Caçador. Superintendente de Saúde e Desenvolvimento Social, Ana Scheineder lembrou que o profissional de saúde que está na ponta é quem faz a diferença direta nas vidas de crianças, jovens, idosos e gestantes.

rubem

Para Rubem César, diretor executivo do Viva Rio,”os colaboradores têm muito nos ensinar a refletir como é trabalhar em um ambiente assim” | Foto: Tamiris Barcellos

Rubem César Fernandes pediu ainda aos colaboradores que, através de setores como a Ouvidoria e a Redes, compartilhem suas questões do dia a dia para que o Viva Rio possa ajudá-los a lidar com o cotidiano de violência no território.  “Às vezes a gente não aguenta mesmo, por situações que nos deixam estressados. A gente tem de ter uma maneira de lidar com isso. Como vocês estão trabalhando em áreas onde o bicho pega dia sim e outro dia também, vocês têm muito a nos ensinar a refletir como é trabalhar em um ambiente assim”, finalizou.

 Texto de Sol Mendonça | Fotos de Tamiris Barcellos

 

Postado em Notícias na tag .