Viva Rio promove coleta de sangue na Glória

Um ônibus de coleta móvel do HEMORIO passou a manhã e parte da tarde em frente à sede do Viva Rio coletando sangue dos moradores do bairro da Glória. A ação faz parte da campanha do Viva Rio “Salvando Vidas, Gota a Gota”, do Programa de Voluntariado do Viva Rio.

Doação já é hábito para a subcoordenadora de articulação do Viva Rio

As pessoas que não conseguiram participar desta ação terão outras duas oportunidades: nos dias 05 de julho e 06 de novembro, o Viva Rio e o HEMORIO realizarão mais uma coleta externa na Glória.

A coordenadora do Programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, comemorou o sucesso da coleta externa: “A mobilização gerou resultados muito positivos, estamos felizes com a participação de todos os moradores”, disse.

Além do HEMORIO, a campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota” conta com a parceria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e do Hospital Cardoso Fontes. O objetivo é captar doadores ativos para aumentar o estoque de sangue dos hemocentros e tornar a doação um hábito do carioca.

A gerente da campanha, Márcia Cruz, explica que somente 1,4% dos brasileiros doam sangue. “Somos um dos piores países em coleta de sangue no mundo, pois muitas pessoas só doam sangue em períodos de tragédia”, explicou.

A subcoordenadora de articulação do Viva Rio, Nilmara Pedroso, conta que há anos participa de campanhas de doação de sangue, tanto como doadora quanto como articuladora. “Eu sempre gostei de doar sangue e faço sempre que surge a oportunidade. As pessoas tinham que ver a doação como algo rotineiro, mas infelizmente o medo de doar é maior”, disse.

 

Postado em Notícias na tag .