Prática inovadora do Viva Rio é destaque internacional

Uma experiência inovadora na área da saúde pública, desenvolvida pelo Viva Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será apresentada em dois importantes encontros. O Call Center Ativo vai integrar o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, no mês de abril, e também os painéis da IV Mostra Nacional de Saúde da Família, entre 12 e 15 de março.

Vitor Madeira

Sala do Call Center: Mauricio de Castro (em pé à esq.) acredita que o olhar do usuário  é importante para promover mudanças

Idealizado pelo departamento de Ouvidoria do Viva Rio, o Call Center Ativo revela os aspectos positivos e negativos dos serviços e atendimentos prestados pelas equipes de Saúde da Família no Rio de Janeiro. É uma radiografia do trabalho realizado nas 60 unidades de saúde administradas pela instituição em conjunto com a prefeitura, além de servir como instrumento de gestão para as áreas técnicas.

Os formulários utilizados no programa são compostos por perguntas de múltipla escolha, que propõem estimar a frequência da realização das visitas domiciliares, a qualidade do atendimento prestado na unidade e o acompanhamento sistemático do trabalho das equipes.

Para o coordenador da Ouvidoria, Mauricio de Castro, o olhar do usuário sobre os pontos positivos e negativos do atendimento nas unidades é importante para promover ações e intervenções nesses locais. “O contato direto permite um atendimento humanizado, a estruturação dos vínculos e a valorização do profissional de saúde”, disse.

O supervisor do Call Center, Raphael Barreto, informou que durante esse processo é perceptível a satisfação dos usuários. “Elas se veem como parte do processo de implementação de um trabalho de saúde que tem como objetivo um atendimento mais eficaz e humanizado”.

Todas as pesquisas são compiladas em relatórios utilizados pela direção e áreas técnicas do Viva Rio e Coordenadoria de Área Programática (CAP), para subsidiar as ações a serem desenvolvidas para a melhoria do atendimento.

Sobre os encontros

O 11º Congresso da Rede Unida será realizado em Fortaleza e tem o objetivo de debater os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde. Os trabalhos apresentados neste evento serão transformados em artigo científico e publicados nos anais do Congresso.

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que será realizada em Brasília, é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que de atenção básica.

Foto: Vitor Madeira

Postado em Notícias na tag .