Viva Rio inaugura UPA municipal em Paraty

5/2/2016

Com clima de festa e a presença de autoridades e da população, o Viva Rio inaugurou, nesta quinta-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento municipal Sybell dos Santos Barros, em parceria com a Prefeitura de Paraty.  Com 16 novos leitos (duas salas vermelhas, para casos graves; oito adultos, cinco pediátricos e um de isolamento), novos equipamentos para exames, a nova UPA 24 horas tem 48 módulos climatizados e atenderá a pacientes de pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica médica, cirurgia e anestesiologia.

2016_02_04_Inauguração_UPA_Paraty_064 banda

Jovens da banda municipal participaram da inauguração da UPA| Foto: Paulo Barros

Segundo o prefeito de Paraty, Casé, a nova UPA tem 800 metros quadrados, o dobro do tamanho da antiga.  Um grande e esperado avanço é o processo de informatização que aos poucos será implementado em toda a unidade, através do prontuário eletrônico que permitirá maior fiscalização, agilidade e transparência na gestão.  “O prontuário eletrônico vai facilitar a avaliação detalhada mensal da gestão, o que será essencial para a captação de  mais recursos, inclusive federais, para o município”, disse o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

2016_02_04_Inauguração_UPA_Paraty_081 RUBEM

Rubem César Fernandes: informatização facilita transparência na gestão | Foto: Paulo Barros

Com a informatização, todo o histórico do paciente ficará arquivado no sistema, permitindo a qualquer médico o  acesso à história clínica daquela pessoa.  “O ganho na qualidade de atendimento ao paciente é muito grande”, avalia o coordenador do Sistema de Informação do Viva Rio, Silvio Maffei,  lembrando que a equipe de enfermagem também ganha: “Ao acompanhar um paciente internado, o enfermeiro também terá acesso as todas as informações sobre o que o levou aquela internação. Do ponto de vista assistencial, a qualidade no atendimento pode ser muito melhor também”.

Responsável pela implementação do novo sistema, Maffei comemorou as notícias no fim do primeiro dia de funcionamento do sistema: 95% de taxa de utilização nos atendimentos feitos.

O prefeito ressaltou que a Saúde é uma prioridade do seu governo, junto com a Educação.  “A Saúde sempre foi um grande problema. Há três anos, as  dificuldades da Prefeitura eram enormes. O município de Paraty estava impossibilitado de conseguir recursos estaduais e federais, de fechar parcerias, como a que fechamos com o Viva Rio e a Eletronuclear”. Segundo ele, o convênio com a Eletronuclear já foi firmado para a construção de novos pronto socorro, centro cirúrgico e centro de imagens. O investimento é de R$ 15 milhões.

2016_02_04_Inauguração_UPA_Paraty_108

O prefeito Casé comemora a inauguração da nova unidade municipal de Saúde | Foto: Paulo Barros

Recepcionista do hospital há quatro anos, Ana Cláudia Lessa está com boas expectativas, como profissional e também como paciente.  “Os maiores problemas eram a demora no atendimento, a falta de equipamentos e a fila de espera para exames, que só eram feitos no Rio, como ultrassonografia.  Desde novembro, ela aguarda e agora tem esperança de conseguir marcar o exame para as próximas semanas.

Outra que está esperando tempos melhores é a assistente social paratiense Graça Braga,  presidente do Conselho de Direitos da Criança. “Há dois anos, a situação piorou muito”, afirma ela. “Houve um tempo em que a ação dos agentes comunitários era mais constante e, com isso, falava-se mais em prevenção. As pessoas confundem promoção de saúde com hospital”.

2016_02_04_Inauguração_UPA_Paraty_047 equipamento

Unidade tem 16 leitos, consultórios e salas de exames equipadas| Foto: Paulo Barros

A nova UPA terá outra novidade que agradou a psicóloga Cintia Amorim, um leito para casos de saúde mental. Em 2013, quando coordenou o Programa municipal de Saúde Mental, ela ajudou a implementar o leito psiquiátrico do hospital.

A capacitação das antigas e novas equipes reforça a aposta no atendimento humanizado, prioridade da nova gestão. Na semana passada, foi a vez das equipes de enfermagem para classificação de risco receberem treinamento.

Texto: Sol Mendonça | Fotos: Paulo Barros. (De Paraty)

Postado em Notícias na tag .