Viva Rio homenageia Maria Helena Moreira Alves

A cientista política Maria Helena Moreira Alves (1944-2015) foi lembrada na noite de quarta-feira (24/09) no Viva Rio, em homenagem organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Embora não tenha sido funcionária da instituição, foi ativa participante em campanhas, como a do Desarmamento.  “Por onde passou, ela deixou rastros”, observou o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

2015_09_23_Paulo_Barros_003

Rubem: Maria Helena deixou lembranças|Foto: Paulo Barros

Assim como seu irmão, o deputado Márcio Moreira Alves, Maria Helena esteve à frente da luta contra o regime militar. Coordenou no Rio, em 1980, o fundo de apoio à greve dos trabalhadores do ABC. Exerceu papel relevante no debate sobre o novo sindicalismo que resultou na fundação da CUT.  “Sempre foi uma defensora das questões ligadas aos direitos humanos e militou contra a guerra do Vietnã quando morou nos Estados Unidos”, lembrou o ex-deputado e advogado Modesto da Silveira.

Modesto da Silveira

O advogado Modesto da Silveira na cerimônia|Foto: Paulo Barros

A jornalista Ana Cruz, com pós-graduação em História da África, que trabalhou com Maria Helena na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e na organização de movimentos sociais, define a cientista política como uma pessoa extremamente comprometida. “Ela atuava na política com o coração, comprou muitas brigas porque acreditava no que fazia”, completou.

Ana Cruz

Ana Cruz trabalhou com Maria Helena|Foto: Paulo Barros

Nascida no Rio de Janeiro, Maria Helena era PHD em Ciências Políticas do Massachusetts Institut of Technology (MIT), especializada em direitos humanos e política internacional. Professora aposentada de Ciência Política e Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), também lecionou na Madison University of Wisconsin e na University of New Mexico, nos Estados Unidos.

“Ela fazia muita pesquisa por onde andava. Fomos colegas de exílio nos Estados Unidos e convivemos por bastante tempo. Era uma pessoa bem presente no Viva Rio”, concluiu Rubem César.

O viúvo de Maria Helena, o sindicalista chileno José Valentin, era o mais emocionado da cerimônia, conduzida pelo reverendo Mozart Noronha. Vítima de câncer, Maria Helena foi operada nos Estados Unidos em novembro, fez quimioterapia em Cuba, foi para o Chile e com o agravamento da doença, voltou a Cuba, onde faleceu em 27 de julho. “Ela foi em paz”, disse Valentin.

José Valentin

José Valentin: “Ela foi em paz”|Foto: Paulo Barros

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Paulo Barros e Internet)

Postado em Notícias na tag .