Viva Rio faz mutirão para regularizar haitianos

Mais de 100 haitianos participaram do mutirão no último domingo (22), realizado no Viva Rio a fim de informar a documentação necessária para tirar o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) na Polícia Federal. Esta regularização foi permitida pela Resolução Normativa do Conselho Nacional de Imigração (Cnig) de 11 de novembro, que concedeu visto de permanência a 43.781 haitianos.

Todas as terças-feiras, até o dia 15 de dezembro, o Viva Rio continuará a promover estes mutirões, das 9h às 18h. O serviço será retomado a partir de 5 de janeiro.

Robert Montinard, apresentador do programa Voz do Haiti, na Rádio Viva Rio, foi um dos participantes do mutirão de domingo. “Passei quatro anos sem poder trabalhar de forma legal no Brasil porque tinha apenas o visto de turismo. Essa foi uma grande conquista para nós”, afirmou.

Além dos mutirões, destinados aos que não têm acesso à Internet, o portal Haiti Aqui oferece todo o suporte aos haitianos, se responsabiliza em encaminhá-los aos órgãos e instituições responsáveis pela regularização e aponta soluções que facilitem esse processo de regulamentação.

Confira todas as fotos do mutirão

 

(Texto: Vivian Guimarães | Fotos: Paulo Barros)

 

Postado em Notícias na tag .