Viva Rio expande a gestão na Saúde

28/1/2016

O volume de público durante a inauguração da Clínica de Família (CF) Adolfo Ferreira de Carvalho no sábado (23.01), em Barros Filho, na Zona Norte da cidade, demonstrou a expectativa que a nova unidade de saúde, com gestão do Viva Rio, despertou na população local, de 21 mil moradores.

“A unidade continua lotada, da hora que abre ao fechamento. É uma população muito carente que passou a contar com acesso à saúde de qualidade”, festeja a agente de saúde Marisa dos Santos, 34 anos, moradora do bairro.

Com a nova CF, que tem cinco equipes de saúde, a AP 3.3 passou a cobrir 100% do atendimento do território compreendido por Barros Filho, Costa Barros, Acari, Pavuna, Campinho e Parque Colúmbia, na zona Norte do Rio. “Alguns desses bairros já tinham suas unidades de atendimento e agora vamos oferecer também serviços de Raio-X e ultrassom”, informa a gestora de contratos da AP 3.3, Luciana Krull.

Tamiris_Barcellos__325 (1)

Luciana Krull (grávida) à frente da unidade de saúde | Foto: Tamiris Barcellos

Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes de saúde, além de dentista e auxiliar de saúde dental.

Complexo da Maré

A inauguração da (CF) Adib Jatene, na terça-feira (19.01), no Complexo da Maré, teve a presença do prefeito Eduardo Paes.  A nova unidade vai atender 30  mil moradores da comunidade da Maré.  A unidade terá serviço de Raio X, ultrassom e Academia Carioca, projeto da Prefeitura com aparelhos de ginástica destinados sobretudo à Terceira Idade.

2015_01_19_Paulo_Barros_Inauguração_Clinica_Da_Família_005

O prefeito Eduardo Paes prestigiou a inauguração da CF Adib Jatene| Foto: Paulo Barros

Até então, os moradores dispunham do Centro Municipal de Saúde (CMS) Gustavo Capanema, que foi desativado.  “A nova unidade vai permitir mais acesso da população do território aos serviços oferecidos”, comemora Wimerson Domingues, gestor de contratos da Área Programática (AP) 3.1, que abrange os complexos da Maré, Alemão, Penha, Ilha do Governador, Jardim América e Vigário Geral, na Zona Norte.

A nova unidade passou a atender também a Ilha do Fundão. Os moradores da 3.1 foram beneficiados ainda com a reinauguração do CMS Vila do João, que manteve o atendimento da mesma região e ganhou nova estrutura física, com mais conforto e melhores condições de trabalho. Neste mês de janeiro, a CF Felipe Cardoso, na Penha, passou a ser climatizada.

(Texto: Celina Côrtes| Fotos: Paulo Barros e Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .