Viva Rio entrega certificado para enfermeiros das UPAs

A Coordenação Geral de Enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento entregou nos dias 8 e 9, no Auditório Pablo e Ana, a certificação em atendimento de emergência para 120 Técnicos de Enfermagem atuantes nas UPAs 24h. O objetivo da ação foi capacitar o profissional a identificar uma vítima em Parada Cardiorrespiratória (PCR) e a realizar reanimação cardiopulmonar, além de determinar a sua importância na cadeia da sobrevivência.

DSC_0001

Enfermeiros das UPAs receberam orientação sobre como atuar em uma situação de Parada Cardiorrespiratória

Os temas abordados na atividade foram: anatomia e fisiologia do sistema circulatório, sistema de condução elétrica do coração, definição da FV (fibrilação ventricular) e da TV (taquicardia ventricular sem pulso) na morte súbita e técnicas de reanimação cardiopulmonar, avaliação da cena, abordagem da vítima, pedido de ajuda, abertura das vias aéreas, verificação da respiração, técnicas de ventilação não invasivas, oxigenioterapia, compressão torácica, desfibrilação semi-automática, posição lateral de segurança e manobras de desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos.

Os 120 alunos, divididos em duas turmas, tiveram aula teórica sobre como atuar diante de um PCR, seguida de oficinas que utilizaram manequins para o treinamento prático.

Postado em Notícias na tag .