Viva Rio entrega Centro Especializado em Infectologia

O Centro Especializado em Infectologia (CEI) foi inaugurado nesta quarta-feira (28) na Policlínica Hélio Pellegrino

 

28/12/2022

O Viva Rio entregou nesta quarta-feira (28) o Centro Especializado em Infectologia (CEI), que ofertará consultas e exames para pacientes com doenças como tuberculose, hepatites virais, hanseníase e pessoas que vivem com o HIV. O espaço funciona no terceiro andar da Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira. Além disso, o Viva Rio concluiu a reforma do segundo andar da unidade, que também receberá um centro de especialidade ainda a ser definido pela prefeitura. 

“O Viva Rio hoje entrega dois centros de especialidade e em janeiro o terceiro será entregue à população do Rio. Ele vai funcionar no [Hospital Municipal] Rocha Maia em Botafogo”, explicou Marianna da Rocha Bueno Lima, gestora de contratos do Viva Rio. A entrega dos centros de especialidade faz parte dos subprojetos que existem na gestão TEIAS Manguinhos, que prevê ações da prefeitura que promovem intervenções, cursos e acompanhamentos essenciais para a Saúde Municipal. 

De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, o CEI inaugurado nesta quarta também será referência para avaliação de gastroenterologia, hepatologia, pneumologia, dermatologia e contará com equipe de suporte psicossocial, entre outros serviços. 

A inauguração contou com a presença do prefeito, Eduardo Paes, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz

 

“A previsão é que receba 1.200 pacientes por mês, reduzindo o tempo de espera por assistência nas especialidades disponíveis. Hoje, cinco mil pessoas vivem com HIV no Rio de Janeiro e o centro vai ser uma grande referência para quem busca o tratamento”, completou o secretário.  

Para ser atendido no CEI, os pacientes deverão ser encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg) pelas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde).

Além do secretário, também esteve presente o prefeito da cidade, Eduardo Paes, que se surpreendeu com a estrutura que irá receber a população. Dentro da Policlínica, o Viva Rio é responsável pela Estratégia da Saúde da Família com atendimentos diretos à população da região. 

 

 

Postado em Notícias.