Viva Rio debate abordagem a crianças e adolescentes

O Viva Rio iniciou na sexta-feira (22/08), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), um ciclo de debates entre as equipes do serviço especializado de abordagem social à população em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro.

 

IMG_5174

Marília Rocha, coordenadora das Casas Vivas, fala sobre infância para profissionais da SMDS

Os encontros têm como foco a abordagem às crianças e adolescentes. No primeiro deles, Marília Rocha, coordenadora geral das Casas Vivas, discutiu o conceito de infância e adolescência ao longo da história. Marília lembrou que, além de se modificar ao longo do tempo, a noção de infância pode variar de acordo com o contexto cultural e a classe social a que se pertence. “Demorou para que as ciências humanas se debruçassem sobre as especificidades do que é ser criança, preocupação que só se tornou visível após a institucionalização da escola”, analisou.

As mazelas sociais enfrentadas na infância e a exploração do trabalho infantil também serão abordadas nos debates restantes. Serão discutidos o uso de drogas, a dependência química, a abstinência e fissura, o convívio familiar, os rótulos e estigmas, a importância do educador social na mudança de comportamento dos adolescentes e na construção de novas trajetórias de vida.

Maria Domingas, coordenadora de Proteção Social de Alta e Média Complexidade da SMDS, lembrou que as equipes já costumam se reunir periodicamente. Para ela, portanto, o ciclo de debates “trará a oportunidade de alinhar conceitos e práticas relacionadas a este público”.

Organizada pela Subsecretaria de Proteção Social Especial, a iniciativa reunirá cerca de 80 profissionais, dentre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que atuam nas ruas vinculados aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e ao projeto Proximidade, da SMDS. O próximo debate acontecerá no dia 26 de agosto, na sede do Viva Rio.

(Texto: Renata Rodrigues / Fotos: Tamiris Barcelos)

Postado em Notícias na tag .