Viva Rio comemora dia Nacional do Voluntário

6/9/2016

O lançamento da Campanha “Libere um Livro”, que distribuiu arrecadações por toda a Glória, bairro onde está localizada a sede do Viva Rio, marcou o dia Nacional do Voluntário,  celebrado no dia 28 de agosto. A iniciativa busca multiplicar o hábito de ler entre o público que frequenta a região.

Paulo Barros 01

A campanha “Libere um Livro” distribuiu arrecadações por todo o bairro da Glória | Foto: Paulo Barros

A equipe do Voluntariado do Viva Rio, responsável pela organização do evento, comemorou a data com a importância que ela merece. “Ser voluntário é um legado para toda a vida. Nos sentimos privilegiados por servir e ajudar a transformar a vida das pessoas”, festejou a coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias.

O “Papo Aberto” reuniu dezenas de pessoas no salão Pablo e Ana e encerrou as atividades do dia, com a presença dos atletas paralímpicos Sacramento, jogador de handebol e basquete, e Renan Prestes, do rugby. Com a aproximação das Paralímpiadas Rio 2016, o tema escolhido para o debate foi “Pessoas com Deficiência no Mundo dos Esportes”, a fim de mostrar a importância de incentivar os atletas, com diferentes tipos de deficiência, a superarem as próprias dificuldades. No fim, o sorteio de uma diária, na Colônia Pérolas Negras, também animou os participantes.

Amaury 01

Os atletas paralímpicos participaram do “Papo Aberto”, na sede do Viva Rio | Foto: Amaury Alves

O dia começou com um café da manhã especial, oferecido para os colaboradores, no Salão Pablo e Ana. Logo em seguida, os participantes exercitaram o corpo com uma aula de ginástica laboral. No início da tarde, houve aulas de praticaram yoga, jogos de tarot e serviços de cuidado com a pele.

Voluntária do Viva Rio há mais de 15 anos, a professora e esteticista, Lídia de Fabrizio, 53, mostrou seu talento e amor pelo trabalho que realiza. “Ajudar o próximo é um ato de compaixão. Quem não vive pra servir, não serve para viver”, pontificou. Ela ofereceu massagens e higienização da pele, muito disputadas entre os colaboradores.

14205962_1240247979358887_4624010639148738749_o

Cibele Dias (à esq.) e Lídia de Fabrizio (à dir.) comemoraram o Dia Nacional do Voluntário | Foto: Paulo Barros

Sucesso em outras ações

Na última quinta-feira (01), a equipe do Voluntariado arrecadou donativos no Parque de Madureira, durante o evento “Em Dia com a Saúde”, que reuniu mais de 300 pessoas. A iniciativa, promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) do Rio de Janeiro, comemorava o Dia do Profissional de Educação Física e tinha como objetivo conscientizar a população sobre a importância de realizar exercícios físicos com um especialista habilitado. A equipe também cadastrou doadores de sangue para futuras ações, como a Campanha Salvando Vidas, gota a gota, realizada todos os anos.

IMG_3019

A equipe do Voluntariado cadastrou doadores de sangue para futuras ações | Foto: Lucas Almeida

IMG_3036

O Voluntariado também arrecadou donativos no evento, no Parque de Madureira | Foto: Lucas Almeida

Fruto de uma parceria entre o Voluntariado do Viva Rio e a Subsecretaria de Defesa Civil, o Núcleo de Resiliência Comunitária reúne moradores de comunidades do Rio de Janeiro interessados em receber instruções e treinamentos de percepção de risco para auxiliarem vítimas de acidentes naturais e emergências que ocorrem nas regiões. No dia 24 de agosto, o núcleo capacitou moradores da Ilha do Governador.

Outro sucesso da equipe do Voluntariado são as oficinas de plantio de orquídeas, realizadas em parceria com o OrquidaRio, na sede do Viva Rio, e em diversas unidades de saúde geridas pela instituição. Depois de cada oficina, os integrantes plantam orquídeas nas árvores próximas aos locais e ajudam a embelezar a cidade.

2016_04_09_Orquidias_Olimpicas_024

A oficina de plantio de orquídeas reuniu participantes na sede do Viva Rio | Foto: Paulo Barros

Quem já exerceu a atitude voluntária garante que ser solidário faz bem não apenas para quem é ajudado, mas também para quem ajuda. “É gratificante ajudar o próximo! Não tem como não se emocionar quando você tem a oportunidade de ver o brilho nos olhos da pessoa que você está ajudando. É contagiante!”, definiu Cibele.

Voluntários

A equipe do Voluntariado do Viva Rio realizou diversas ações na sede do Viva Rio | Foto: Paulo Barros

Quem deseja participar das futuras ações junto com a equipe de voluntários, basta entrar em contato com o Voluntariado do Viva Rio para conhecer várias maneiras de colocar em prática a sua atitude!

Programa de Voluntariado do Viva Rio
Tel.: 2555-3785
Email: progvoluntariado@vivario.org.br

(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Lucas Almeida, Paulo Barros e Amaury Alves)

Postado em Notícias na tag .