Viva Rio amplia atendimento na Maré com nova Clínica da Família

7/2/2018

O Viva Rio inaugurou nesta quarta-feira mais uma Clínica da Família no Complexo da Maré. Gerida em parceria com a Prefeitura do Rio, a unidade segue a arquitetura modular típica do programa. Toda moderna e equipada, ela substitui duas outras clínicas que funcionavam provisoriamente em prédios da região. A nova estrutura vai garantir atendimento melhor à população com menor custo, já que tudo funciona em um só espaço próprio, sem custo de aluguel. A inauguração teve a presença do Prefeito do Rio Marcelo Crivella, além do secretário de Saúde Marco Antônio Mattos e do subsecretário de Saúde Complementar João Berchmans.

 

A unidade vai oferece consultas, visitas domiciliares, pré-natal, vacinação, planejamento familiar e vigilância em saúde, entre outros, e possui seis consultórios, equipamentos de saúde bucal e ultrassonografia. Ao todo serão seis equipes de saúde da família completas, com enfermeiros e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de saúde bucal, dentistas e médicos. A Clínica da Família Diniz Batista de Souza, nome que homenageia um antigo morador da Maré, vai cuidar da saúde de aproximadamente 22 mil pessoas de quatro localidades do complexo de favelas: Parque União, Sem Terra, Rubens Vaz e Vila Residencial. Muito emocionada, a família de Diniz compareceu em peso e agradeceu a homenagem.

 

“Com essa unidade vamos ter mais segurança para atender as pessoas mesmo nos momentos de tiroteio e violência, que muitas vezes é quando elas mais precisam”
– Viviane Costa, gerente da Clínica da Família Diniz Batista de Souza

 

 

 

 

 

 

 

A gerente Viviane Costa conta que a perspectiva é de que o atendimento funcione melhor, já que a unidade está instalada em local mais seguro e de fácil acesso, bem em frente à estação de BRT Maré. “É uma mudança enorme. Nós tínhamos dificuldades de acesso, às vezes faltava água ou luz e, o pior, enfrentávamos muita violência porque estávamos bem ali no meio. Então, a cada incursão policial nós ficávamos sem poder atender. Agora a expectativa é trabalhar de segunda a sexta, o expediente todo. E continuamos pertinho das pessoas. É só atravessar a rua”

A Clínica da Família Diniz Batista de Souza fica na Avenida Brigadeiro Trompovski, s/n, bem ao lado da estação Maré do BRT Transcarioca. Saiba mais sobre a nossa atuação em saúde da família e veja a lista de unidades administradas parceria com o município do Rio aqui.

Postado em Notícias na tag , , , , .