Viva Favela lança 19ª edição da revista multimídia

A Revista Multimídia #19 do Viva Favela está no ar! Com 13 reportagens produzidas pelos correspondentes comunitários e pela Redação, o tema “Gente” provou que não faltam, nas periferias, histórias de vida curiosas, exemplares e, mais ainda, cheias de interesse jornalístico. Lançada na última segunda-feira, a Revista teve como editora convidada a jornalista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renata Rezende.

Em texto, vídeo e fotografia, os correspondentes trouxeram histórias de pessoas com um percurso incomum, apresentadas em torno de quatro características. Os “Transformadores” se dedicaram a mudar a vida dos outros, a exemplo de Dona Marisa, cuja casa tornou-se o refúgio dos desamparados da Vila Kennedy. A atuação comunitária desenhou a seção “Líderes”, que apresenta personagens que escolheram mudar o cotidiano da população através do engajamento em associações de moradores.

definitiva

Capa da edição da revista multimídia, que traz como tema personalidades das comunidades cariocas

O que um jovem de São Gonçalo, bolsista em Harvard, uma ex-mulata de carnaval e um restaurador de igrejas autodidata têm em comum? Eles são “Senhores de seu destino” e traçaram um caminho inesperado por conta de uma paixão. Entre os “Artistas”, surgiram poetas, escritores e um fotógrafo, que também é um antigo e importante correspondente do Viva Favela: Rodrigues Moura, 59 anos, que fotografa há décadas as favelas do Alemão.

A produção desta edição durou quase dois meses, durante as quais foram seguidas as etapas de praxe da Revista Multimídia: consulta com internautas, correspondentes e Redação sobre o tema; reuniões virtuais com a editora convidada; e produção e edição das reportagens.

O Viva Favela é um projeto jornalístico do Viva Rio, onde moradores de periferias se transformam em “correspondentes comunitários”, produzindo reportagens sobre suas comunidades e arredores. Além do portal, o Viva Favela oferece oficinas de iniciação em jornalismo, o Programa de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia. O projeto, que existe há mais de dez anos, é pioneiro na produção de conteúdo relacionado às periferias e já recebeu diversos prêmios.

 

(Texto: Mariana Alvim / Fotos: Correspondentes Comunitários / Arte: Marciano Lima)

Postado em Notícias na tag .