Viva Favela entra no clima da Cúpula dos Povos

A 10ª edição da Revista Multimídia do Viva Favela, “Favela no Clima”,  será lançada no dia 19, durante a programação da Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil e que acontece em paralelo às discussões da Rio+20.

Nesta edição, que tem como tema principal o clima, correspondentes de várias comunidades brasileiras retrataram questões ambientais em textos, fotos e vídeos ressaltando problemas cotidianos prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente e que influenciam o clima do planeta.

A programação, que acontecerá das 13h às 14h, contará com a presença de artistas como o ativista social, poeta e repentista Severino Honorato, que trará o meio ambiente como tema principal de sua apresentação, e o ambientalista e editor convidado, Sérgio Ricardo.

Sergio Ricardo lembra que não é mais possível deixar de fora do debate sobre meio ambiente e mudanças climáticas as favelas e comunidades periféricas. “Os problemas decorrentes do aquecimento global são agravados pelas más condições de vida nestas áreas: falta de saneamento, dificuldade de acesso à água tratada e precárias condições de moradia, onde os riscos de deslizamentos de encostas e as inundações são mais freqüentes”.

Seu maior desejo é que os acordos firmados na Rio+20, se estendam também às regiões mais pobres – verdadeiras zonas de sacrifício ambiental e social – onde a ausência de políticas públicas gerou uma dívida socioambiental histórica que precisa ser revista e superada.

Para o editor, é importante salientar que, para além dos problemas enfrentados e das tragédias anunciadas, as favelas são também palco de soluções criativas e inovadoras, capazes de surpreender com alternativas eficientes.

Além do lançamento da revista digital, o Viva Favela vai atuar no projeto “Juventudes na Rio+20”. Durante toda a duração da conferência, oito correspondentes do Viva Favela farão uma cobertura multimídia em tempo real dos eventos da Cúpula dos Povos e das atividades paralelas nas comunidades da Maré, na Zona Norte do Rio, e do Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul da cidade..

O “Juventudes na Rio+20” é um projeto da Secretaria Nacional de Juventude em parceria com o Pontão da Escola de Comunicação da UFRJ, Lupa (agência experimental de propaganda da UFRJ), Redes para a Juventude (Favelas Pacificadas), Circuito Fora do Eixo, entre outros.

Instituições Parceiras:

 
Postado em Notícias na tag .