Treinador de goleiros da Portuguesa Rio é punido após praticar injúria racial contra atleta do Pérolas Negras

Atletas da Academia Pérolas Negras protestam em apoio a Dadinho, que sofreu injúria racial

 

13/07/2022

O treinador de goleiros do time de futebol Portuguesa Rio foi punido por decisão da procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Felipe Verta Bastos foi suspenso por duas partidas condenado a pagar multa de R$1 mil, após cometer injúria racial contra o lateral-esquerdo Dadinho, atleta da Academia Pérolas Negras. 

Em primeira instância, o treinador de goleiros havia sido absolvido, mas a Procuradoria do STJD recorreu. O resultado do processo foi divulgado nesta semana, que teve unanimidade de votos. A infração foi classificada no Art. 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. 

O caso aconteceu em maio, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D, onde o atleta Dadinho, do Sub-20 da Academia Pérolas Negras, foi gandula. Após o ocorrido, a equipe do Pérolas fez um boletim de ocorrência e abriu uma petição para punição do treinador de goleiros. 

Em nota publicada em 11 de maio, o Pérolas repudiou o acontecido. “É inaceitável que este tipo de violência seja praticada em nossa sociedade. O nosso clube reafirma sua postura contra todo e qualquer tipo de discriminação e manterá sua política de promoção de igualdade e de enfrentamento ao preconceito.” 

 

Postado em Notícias.