Sub-20 do Pérolas Negras faz exames no Centro de Saúde Veiga de Almeida

2/2/2018

Fevereiro começou com uma grande conquista para o Pérolas Negras. Graças a um termo de cooperação técnica entre o clube e a Universidade Veiga de Almeida, 22 atletas do sub-20 do Pérolas vieram ontem (1/2) de Paty do Alferes ao Rio de Janeiro para realizar exames médicos, odontológicos, nutricionais e psicológicos no moderno Centro de Saúde da UVA na Praça da Bandeira.

 

Com a descontração de sempre, os jovens foram divididos em três grupos e circularam pelos seis andares do prédio realizando uma longa série de exames com pessoal e equipamentos de ponta. O ônibus chegou ao Centro de Saúde às 10h e regressou ao Vale do Café no final do dia.

Essa importante vitória fora dos campos foi somente a primeira etapa de uma parceria que vai ajudar os Pérolas Negras a enfrentarem desafios ainda maiores que os do ano passado, quando conquistaram a Série C do Campeonato Carioca nas categorias Profissional e Sub-20 e garantiram o direito de jogar a Série B2 em 2018. O torneio começa a ser disputado em maio.

Segundo o doutor Luiz Santoro, médico dos Pérolas Negras, trata-se de uma parceria inovadora que permitirá uma avaliação multidisciplinar da saúde de todos os atletas:

– Engloba várias áreas da assistência em saúde. Temos atendimento de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, odontologia, fonoaudiologia. Essa atividades juntas dão condição da gente olhar cada um dos atletas de forma individualizada e segmentada dentro dessas áreas de atuação. Isso facilita muito o nosso trabalho de pré-temporada.

 

Santoro citou os exames laboratoriais que foram realizados e disse que os atletas começarão a pré-temporada completamente checados do ponto de vista da saúde, com avaliação cardiológica e todos os exames em dia. Ele agradeceu à Universidade Veiga de Almeida:

– Vai ser um diferencial para a temporada do Pérolas, e temos muito a agradecer à Veiga de Almeida. Fizemos com o sub-20, como um modelo piloto, e faremos na pré-temporada do elenco profissional, que se apresenta daqui a poucos dias. Através dessa parceria estamos dando ao Pérolas Negras uma estrutura de time de ponta para a avaliação desses atletas.

Luis Claudio Campos, diretor de operações do Centro de Saúde Veiga de Almeida, acredita que a parceria também foi proveitosa para a UVA:

– É uma oportunidade ímpar de poder trabalhar com um grupo fechado, mais homogêneo, e colocar em prática os pilares da saúde, considerando a prevenção e avaliação completa do indivíduo e reunindo diversas especialidades da saúde para uma assistência.

Maíra Freitas, supervisora do Centro, ficou feliz de ajudar jovens refugiados e enxerga desdobramentos promissores para a parceria:

– Para a Universidade Veiga de Almeida isso é muito bom. Ajuda no esporte e os incentiva depois de todas as dificuldades que eles passaram. Futuramente podemos envolver os alunos nessas triagens e avaliações para contribuir também com o aprendizado.

 

Para Juan Rodriguez, refugiado venezuelano contratado pelo Pérolas Negras em dezembro do ano passado para reforçar a equipe sub- 20, a visita ao Centro de Saúde da UVA valeu a pena:

– O espaço é bem legal. Grande, bonito, tranquilo. Acho legal para a gente conhecer o nosso corpo e saber o que podemos melhorar para conseguir bons resultados nos campeonatos.

Juan começou nas categorias de base do Carabobo FC e já atuou pela seleção sub-15 da Venezuela. Desde que chegou ao Brasil, há pouco mais de um ano, treinava no Aterro do Flamengo enquanto buscava uma oportunidade em algum clube. Já integrado aos companheiros haitianos e brasileiros, está otimista para sua primeira temporada no Pérolas:

– A expectativa é encerrar o ano sendo campeão, seja do Carioca ou de outra competição que venhamos a disputar. Quero seguir melhorando, pegar uma titularidade e entrar no time profissional.

O Pérolas Negras foi criado no Haiti para gerar impacto social e tem como objetivo ser um time mundial de refugiados. Saiba mais aqui.

Veja mais fotos:

Fotos: Diego Padilha

Postado em Notícias na tag , , , , .