Seja voluntário, é fácil, prazeroso e faz bem!

Funcionários aderem à campanha de doação de sangue

O Voluntariado tem várias opções para você colocar em prática a sua atitude voluntária. No momento, existem três ações em andamento: as campanhas de doação de sangue, alimentos e soro fisiológico. Escolha uma e participe! Seja solidário: ajudar é fácil e faz bem!

A campanha Salvando Vidas, Gota a Gota, iniciada em dezembro pelo Programa de Voluntariado, segue captando cada vez mais doadores de sangue. Para participar, basta entrar em contato com a equipe e agendar um dia para fazer a doação. O Voluntariado disponibiliza o transporte da sede do Viva Rio até o HemoRio e de volta para a sede.

As doações de alimentos e soro fisiológico podem ser feitas na própria sede do Viva Rio, no Programa de Voluntariado (Rua do Russel, 76). Elas serão encaminhadas, respectivamente, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Queimados e para postos de saúde de Nova Friburgo, ambos parceiros do Viva Rio.

População se mobiliza na campanha em solidariedade às vítimas do terremoto no Haiti

Para você que nunca participou de uma campanha do Voluntariado, a Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, faz um convite aos funcionários: “Sejam voluntários pelo menos uma vez, seja participando de uma entrega de donativos a uma pessoa ou instituição, seja participando de algum evento. O importante é ter contato direto com as pessoas. A experiência é inesquecível!”.

Quem já exerceu a atitude voluntária garante que ser solidário faz bem não apenas para quem é ajudado, mas também para quem ajuda. “É gratificante ajudar o próximo e quando você tem a oportunidade de ver o brilho nos olhos da pessoa que você está ajudando não tem como não se emocionar. É contagiante!”, diz Cibele.

Atenção básica às vítimas das enchentes na Região Serrana

Ser solidário não é apenas contagiante, mas também saudável! Algumas pesquisas científicas mostram que as pessoas que usam o seu tempo e a sua energia para ajudar o próximo têm um aumento na qualidade e na expectativa de vida. Um estudo realizado na Universidade de Michigan (EUA) em 2008 mostra que o trabalho voluntário estimula a produção de hormônios que ajudam no combate ao estresse e geram a sensação de bem-estar. Assim, a atitude voluntária pode ajudar a evitar doenças graves como problemas cardiovasculares, depressão e até mesmo câncer. Outras pesquisas revelam que as pessoas que fazem trabalhos voluntários mantêm ativa uma região do cérebro que está associada ao aumento da capacidade de resolver problemas, além de ajudar a reduzir a incidência de doenças como o Alzheimer.

Entre em contato com o Voluntariado e conheça outras maneiras de colocar em prática a sua atitude voluntária!

Funcionários voluntários levam mantimentos e prestam atendimento às vítimas das chuvas na Região Serrana

Programa de Voluntariado do Viva Rio
Tel.: 2555-3785
Email: progvoluntariado@vivario.org.br

 

Postado em Newsletter na tag .