Relatórios Viva Rio – v.2, n.2 2016

Relatórios Viva Rio – v.2, n.2 2016

A proposta da publicação de Relatórios Viva Rio é fomentar o debate em diversos segmentos da sociedade sobre temas da atualidade que exigem uma reflexão mais profunda sobre a garantia de direitos dos grupos mais vulneráveis, a defesa da democracia, a valorização da vida e os caminhos para a sedimentação de uma cultura de paz, no Brasil e no mundo.

Na edição anterior abordamos diversas iniciativas de prevenção à violência no âmbito das políticas públicas de segurança. Nesta segunda edição abordaremos a temática das drogas e a perspectiva multidisciplinar de onde devem partir as soluções para os problemas desta área.

No primeiro artigo apresentaremos o relato da experiência de um curso, direcionado a um público estritamente policial, realizado pelo Viva Rio em parceria com a PMERJ em que a abordagem das drogas se deu sob o viés da saúde pública. No segundo artigo traremos um breve resumo da recente política de drogas do Brasil, especialmente no que tange à legislação vigente e a política de redução de danos. Encerraremos esta edição com um artigo que busca discutir como experiências atravessadas pelo viés da religião e da espiritualidade podem servir para ampliar o debate sobre as drogas na sociedade.