Unidades de Saúde da Família

Unidades de Saúde da Família

O Viva Rio Saúde administra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, 61 unidades que compõem a rede de Atenção Primaria da cidade do Rio de Janeiro. A organização é responsável por reformas estruturais, fornecimento de materiais, manutenção de equipamentos, processos de seleção, informatização e apoio técnico à Secretaria.

As unidades adotam a Estratégia Saúde da Família, que dispõe de equipes multidisciplinares encarregadas de até 4000 pessoas ou 1000 famílias. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, podendo ser acompanhada por um time especializado em saúde bucal. Os grupos realizam ações curativas e preventivas, encaminhando aos hospitais apenas os casos que não podem ser resolvidos na Atenção Primária.

O Viva Rio Saúde atua em três das 10 áreas programáticas do Rio de Janeiro: 2.1 (Zona Sul), 3.1 (Zona Norte) e 3.3 (Zona Norte). O projeto conta com 395 equipes de saúde da família e/ou saúde bucal, distribuídas nas três regiões.