Salvando Vidas Gota a Gota: doação de sangue reforça estoques de fim de ano

 

 

29/11/2017

Hoje foi dia de doação de sangue na sede do Viva Rio na Glória! Com o Hemorio, parceiro do nosso Voluntariado, chegamos a 65 doações e 78 pessoas cadastradas no sistema esta manhã. O volume alcançado é suficiente para salvar até 200 vidas. Os doadores incluem funcionários, moradores da região e 13 Jovens Aprendizes, meninos e meninas que estudam e trabalham no Viva Rio.

A iniciativa faz parte do Salvando Vidas Gota a Gota, projeto permanente do Viva Rio que realiza campanhas de conscientização e caravanas que levam doadores de sangue para os postos. 

A ação acontece no momento mais necessário do ano, quando as doações tendem a cair em razão das festividades e viagens de férias. Ao mesmo tempo, nessa época aumenta o número de acidentes de carro, sobrecarregando os hemocentros.

“É bom ver que tantas pessoas estão contribuindo para que a cultura da doação de sangue vire mesmo uma mania do carioca e de todos os brasileiros”, diz Jorge Alberto, responsável pelo programa no Voluntariado do Viva Rio.

A data também é simbólica pois ocorre logo após o Dia Nacional do Doador de Sangue (27/11), criado para dar visibilidade à causa. No Brasil a porcentagem total de doadores é inferior a 2%, abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 3% a 5%.

“Hoje foi a primeira vez que eu doei sangue e fiquei muito feliz por poder fazer isso!”, diz Laís, participante do programa Jovem Aprendiz.

 

 

Fotos: Vitor Madeira

Postado em Notícias na tag , , , , , .