Viva Favela lança revista durante a Cúpula dos Povos

Sérgio Ricardo, editor convidado da Revista Clima, fala sobre a produção das pautas

A Revista Multimídia Viva Favela #10, “Favela no Clima”, foi lançada nesta terça-feira (19) pelo site de jornalismo colaborativo Viva Favela, durante as atividades da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo.

Na edição o clima, tema principal, é retratado por correspondentes de várias comunidades brasileiras por meio de fotos, textos e vídeos ressaltando problemas cotidianos prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente e que influenciam o clima do planeta.

A publicação traz ainda um ensaio fotográfico sobre lixo no Cantagalo, reportagem sobre ilhas de calor em Bangu, matéria sobre a poluição gerada pelo transporte rodoviário e justiça ambiental.

Além desses temas, a revista abordou a relação entre clima e saúde pública, as quedas de energia nas periferias cariocas, desmatamento e refugiados do clima. O destaque foi para o vídeo que traz uma retrospectiva das enchentes que ocorreram em 2010 e 2011 no Rio de Janeiro.

Acúmulo de lixo no Morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio

O editor da revista, Sergio Ricardo, lembra que não é mais possível deixar de fora do debate sobre meio ambiente e mudanças climáticas as favelas e comunidades periféricas. “Os problemas decorrentes do aquecimento global são agravados pelas más condições de vida nestas áreas: falta de saneamento, dificuldade de acesso à água tratada e precárias condições de moradia, onde os riscos de deslizamentos de encostas e as inundações são mais freqüentes”.

Revista Multimídia Viva Favela #10

Ensaio Fotográfico:

40°C Periféricos – Roniel Felipe
Cantagalo no Lixo – Walter Mesquita

Vídeos

Verão com quedas de energia – Bruno Lima

 

Mais do mesmo: Retrospectiva – Renato Oliveira

Instituições Parceiras:

 
Postado em Notícias na tag .